O espetacular início de Fernandão no Goiás

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo Familiar


Como o patrocínio, Arisco era um dos adjetivos que definia Fernandão

Antes de deixar os campos da vida para jogar no time da eternidade, o atacante Fernandão foi (e sempre será) um dos maiores ídolos da história do Internacional de Porto Alegre. Antes de fazer a torcida do Inter viver os melhores momentos da história colorada, porém, o Eterno Capitão teve um começo espetacular no Goiás, onde viveu seis incríveis anos do início de sua carreira. Fernandão completaria 42 anos neste dia 18 de março.

Nascido em Aruanã, no estado de Goiás, o F9 chegou as categorias de base do Esmeraldino aos 12 anos, no ano de 1990. Estreou pelos profissionais do time goiano aos 16 anos, em 1995. Em pouco tempo, conquistou a torcida goiana e a titularidade, jogando mais no meio de campo do que no ataque. Já em 1996, era um dos destaques do time campeão estadual. O título foi o primeiro de sua carreira.


Começou a chamar atenção regularmente pelas boas atuações pelo Verdão. Sua estrela começou a brilhar pelo clube principalmente depois de ser um dos destaques do título do Esmeraldino na Série B de 1999. Em 2001, após cinco anos pelo time goiano, acabou contratado pelo Olympique de Marseille, onde ficaria por 3 anos. No seu início pelo Goiás, jogou  234 jogos e marcou 98 gols, números ótimos para alguém que jogava como meio-campista.

Depois de passar pela França, retornou ao Brasil para jogar pelo Inter e o resto é história, uma das mais bonitas do futebol brasileiro. Acabaria retornando ao Goiás em 2009. Naquele ano, jogou 37 jogos e marcou 10 gols pelo Esmeraldino. Ainda passaria pelo São Paulo antes de encerrar a carreira. Sempre deixou bem claro seu amor pelo Goiás em entrevistas e é até hoje um dos maiores ídolos do clube.


Sua morte, em 2014, deixou enlutado o futebol brasileiro como um todo, mas o "Eterno Capitão" tinha uma ligação especial com Goiás e Inter. Um duelo entre os dois clubes, pelo Brasileirão de 2014, foi cercado de homenagens ao ex-jogador. No total, contando as duas passagens pelo alviverde de Goiânia, foram 271 jogos e 108 gols, o que torna Fernandão o quarto maior artilheiro da história do Alviverde.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações