Dida - O ídolo de Zico na Lusa

Por Lucas Paes

Dida jogou pela Lusa em 1964

Edivaldo Alves de Santa Rosa, mais conhecido como Dida, foi um atacante que fez muito sucesso jogando pelo Flamengo. Ídolo de infância de Zico, o Galinho de Quintino, Dida foi o maior artilheiro do Flamengo até justamente o começo do "Rei Arthur" no Mengão. Depois de 9 anos e 254 gols pelo Flamengo, perdendo espaço no rubro-negro, Dida foi parar na Lusa.

Brilhando antes no começo de carreira pelo CSA, de sua terra natal, Maceió, Dida voou no Flamengo. De lá, conseguiu todo o sucesso de sua carreira, estando inclusive na Seleção Brasileira que foi Campeã Mundial em 1958. No Brasil, Dida acabou perdendo a vaga de titular para um certo Pelé, mas esteve entre os campeões do mundo. Chegou a Lusa no meio de 1964, depois de discussões com o novo treinador rubro-negro, Flávio Costa, que não o colocou mais como titular. Teve também problemas com diretores do clube.

A passagem dele pela Lusa não teve números lá extraordinários. Tendo jogado o Campeonato Paulista com o bom time de 1964, que perdeu o título no confronto direto para o Santos, fez 7 gols em 17 jogos na competição. No primeiro ano vestindo rubro-verde, em jogos válidos pelo Rio-São Paulo e Pelo Paulistão, totalizou 10 gols em 26 jogos.

Ainda jogou mais um ano pelo time do Canindé. Em 1965, esteve longe do brilhantismo de outras eras e não fez lá uma grande temporada. Contando o Campeonato Paulista e o Rio São Paulo, totalizou apenas 6 gols em 30 jogos. No total, jogou 56 jogos oficiais pela Lusa, marcando 16 gols. Deixaria a Lusa para voltar a jogar apenas em 1966 e encantar na Colômbia, antes de encerrar a carreira.

Imagem

Dida, mesmo vindo com muito brilho, acabou ofuscado no bom time de 1964, ainda que fosse importante na equipe, já que fez boas partidas apesar dos poucos gols. Caiu como todo o time da Lusa aos poucos, já que a equipe não repetiu o desempenho encantador do ano anterior. Dida faleceu em 2002, aos 68 anos, devido a uma falência hepática e respiratória. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações