Com informações da FPF
Foto: Arquivo Histórico Guarani
Os campeões do acesso de 1949
Único time do interior a ser campeão brasileiro, o Guarani comemorou na última quarta-feira a conquista do seu primeiro título profissional, há 70 anos. A conquista, em 12 de fevereiro de 1950, foi válida pela Segunda Divisão de 1949 e garantiu ao time campineiro o acesso para a elite estadual.
Vale lembrar que entre 1927 e 1931, o Guarani participou da primeira divisão estadual, mas os torneios ainda eram amadores. Após cisões e reorganizações no futebol paulista, o Campeonato Paulista ficou estabelecido com a participação de 11 clubes a partir de 1939. Com a criação da Lei do Acesso, em 1947, os times do interior teriam a possibilidade de disputar com os principais times da capital e de Santos o título estadual.
Após disputar o torneio de 1948 – vencido pelo XV de Piracicaba -, o Guarani esteve novamente presente na edição de 1949. O campeonato teve 47 participantes, divididos em quatro grupos regionalizados. Em sua série, a Vermelha, o Guarani foi o melhor entre 13 equipes. O time estreou com goleada sobre o Corinthians de Santo André, por 8 a 0, mostrando a força da equipe. Em 24 jogos, foram 19 vitórias, incluindo duas sobre a arquirrival Ponte Preta e mais um 8 a 0 sobre o Paulista de Jundiaí, dois empates e apenas três derrotas.
Nas outras séries, Uchôa, Batatais e Linense foram os vencedores. Juntas, as equipes formaram um quadrangular chamado de Torneio dos Campeões. Em turno e returno, os times se enfrentaram e a classificação final apontou Guarani e Batatais com oito pontos, Linense com sete e o Uchoa com apenas um. O time campineiro teve seis gols de saldo, contra quatro do Batatais, mas naquela época não havia critério de desempate. Sendo assim, Guarani e Batatais tiveram que fazer um jogo-desempate, marcado para a Rua Javari.
A partida, cercada de tensão desde o início, teve o Batatais saindo na frente, com gol de Américo, aos 19 minutos. O Guarani, porém, empatou jogo com Zico, logo após o intervalo da partida. O segundo gol do Guarani saiu aos 34 minutos do segundo tempo, marcado por Dorival. A tensão inicial já era ainda maior em virtude de polêmicas durante a partida e o gol fez acabar com a paciência do time do Batatais, que iniciou um tumulto que só terminou com o encerramento da partida.
O jogo mudou para sempre a história das equipes. O Guarani se consolidou como um participante da elite paulista, ficando direto até 2006 e conquistando em sua trajetória o título nacional de 1978. Já o Batatais nunca conseguiu o acesso para o Paulistão, tendo batido na trave novamente em 2016.
Essa foto não é de 1949, é de 1948...
ResponderExcluir