O Guarani campeão da Segunda Divisão Paulista de 1949

Com informações da FPF
Foto: Arquivo Histórico Guarani

Os campeões do acesso de 1949

Único time do interior a ser campeão brasileiro, o Guarani comemorou na última quarta-feira a conquista do seu primeiro título profissional, há 70 anos. A conquista, em 12 de fevereiro de 1950, foi válida pela Segunda Divisão de 1949 e garantiu ao time campineiro o acesso para a elite estadual.

Vale lembrar que entre 1927 e 1931, o Guarani participou da primeira divisão estadual, mas os torneios ainda eram amadores. Após cisões e reorganizações no futebol paulista, o Campeonato Paulista ficou estabelecido com a participação de 11 clubes a partir de 1939. Com a criação da Lei do Acesso, em 1947, os times do interior teriam a possibilidade de disputar com os principais times da capital e de Santos o título estadual.

Após disputar o torneio de 1948 – vencido pelo XV de Piracicaba -, o Guarani esteve novamente presente na edição de 1949. O campeonato teve 47 participantes, divididos em quatro grupos regionalizados. Em sua série, a Vermelha, o Guarani foi o melhor entre 13 equipes. O time estreou com goleada sobre o Corinthians de Santo André, por 8 a 0, mostrando a força da equipe. Em 24 jogos, foram 19 vitórias, incluindo duas sobre a arquirrival Ponte Preta e mais um 8 a 0 sobre o Paulista de Jundiaí, dois empates e apenas três derrotas.

Nas outras séries, Uchôa, Batatais e Linense foram os vencedores. Juntas, as equipes formaram um quadrangular chamado de Torneio dos Campeões. Em turno e returno, os times se enfrentaram e a classificação final apontou Guarani e Batatais com oito pontos, Linense com sete e o Uchoa com apenas um. O time campineiro teve seis gols de saldo, contra quatro do Batatais, mas naquela época não havia critério de desempate. Sendo assim, Guarani e Batatais tiveram que fazer um jogo-desempate, marcado para a Rua Javari.


A partida, cercada de tensão desde o início, teve o Batatais saindo na frente, com gol de Américo, aos 19 minutos. O Guarani, porém, empatou jogo com Zico, logo após o intervalo da partida. O segundo gol do Guarani saiu aos 34 minutos do segundo tempo, marcado por Dorival. A tensão inicial já era ainda maior em virtude de polêmicas durante a partida e o gol fez acabar com a paciência do time do Batatais, que iniciou um tumulto que só terminou com o encerramento da partida.

O jogo mudou para sempre a história das equipes. O Guarani se consolidou como um participante da elite paulista, ficando direto até 2006 e conquistando em sua trajetória o título nacional de 1978. Já o Batatais nunca conseguiu o acesso para o Paulistão, tendo batido na trave novamente em 2016.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações