Yasutoshi Miura - O irmão de Kazu que agora é técnico na Copinha

Por Lucas Paes


Miura atualmente treina a equipe do Socorro (Foto: Emilio Botta)

Kazu Miura é provavelmente o jogador japonês mais famoso que passou pelo Brasil. Tendo passado por clubes como Santos, XV de Jaú, Palmeiras, entre outros, o meio-campista ainda está em atividade no Yokohama FC. Porém, ele não é o único da família ligado ao futebol brasileiro. Seu irmão Yasutoshi é treinador do time de base do Socorro, de Sergipe, que disputa a Copa São Paulo de Juniores e também já jogou no Brasil.

Yasutoshi era zagueiro, ao contrário de seu irmão que jogava mais para frente, mas também veio para o Santos na base. Pelo Peixe, porém, passou só pelos times de base e pelos aspirantes, sem conseguir o mesmo sucesso que seu irmão no profissional. Deixou o Alvinegro Praiano em 1985 e voltou ao seu país natal, onde finalmente sua carreira como jogador de futebol conseguiu decolar.

No Japão, primeiro jogou pelo Yomiuri, que hoje é o Tokyo Verdy. Depois, ainda teve boas passagens pelo Shimizu Pulse, onde fez mais de 100 partidas entre 1992 e 1995, na época da transição do futebol amador para a J-Leagu, no Verdy Kawasaki, que também era o Yomiuri, onde ficou mais dois anos. e no Avispa Fukuoka, onde jogou mais de 70 vezes em mais dois anos que ficou no clube. Encerrou a carreira de atleta em 2003, no Vissel Kobe, fazendo diferente de seu irmão, que é o jogador de futebol que está há mais tempo em atividade no mundo.

Jogando ao lado do irmão no Japão
(Foto: Reprodução/Twitter)

Tendo maior destaque dentro de sua terra natal, acabou passando pela Seleção Japonesa, pela qual fez três jogos apenas. Era na maior parte do tempo reserva. Porém, com a camisa de seu país, jogou inclusive ao lado de seu irmão mais "famoso.". Estreou pela seleção nipônica em amistoso contra a Costa do Marfim, em 4 de outubro de 1993. Também esteve presente nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, naquele mesmo ano. Como zagueiro, fez um total 343 jogos e 16 gols, todos eles na Liga Japonesa. Acabou não chegando a jogar Copas do Mundo pelo Japão.

Após encerrar a carreira de atleta passou a ser treinador. Começou na base do Vissel Kobe, passando depois pelo Giravanz Kitakyushi, Tokyo Verdy, Chiangmai, da Tailândia, pelo Kataller Tolyama e pelo Kagoshima United, antes de desembarcar em Sergipe, para treinar o Socorro. Não teve nenhum grande destaque ainda na "casamata", onde passou em sua maioria por times de segundo e terceiro escalão do Japão, antes de se aventurar de novo no Brasil. Na primeira partida em que comandou os sergipanos na Copa SP, o Socorro acabou goleado pelo Fluminense por 5 a 0, no Novelli Júnior. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações