Vitória sobre o Raja Casablanca marcava estreia do Timão no Mundial, há 20 anos

Com informações do Corinthians
Foto: arquivo Corinthians

Luizão abriu o marcador para o Corinthians na partida

No dia 5 de janeiro de 2000, há exatamente 20 anos, o Corinthians estreava na primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA. Era o início da trajetória rumo à conquista da primeira taça do mundo do Timão, com uma equipe que ficou marcada na história do clube. 

Naquele ano, pela primeira vez na história, a FIFA chancelou um Mundial de Clubes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, oito equipes representando os cinco continentes se classificaram para a disputa que aconteceu entre os dias 05 e 14 de janeiro.

Além do Corinthians, bicampeão brasileiro da época e classificado como representante do país-sede, as outras sete equipes que disputaram a primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA foram Vasco da Gama (campeão da Copa Libertadores); Real Madrid, da Espanha (campeão da Copa Intercontinental); Manchester United, da Inglaterra (campeão da UEFA Champions League); Al Nassr, da Arábia Saudita (campeão da Copa dos Campeões da Ásia); Raja Casablanca, do Marrocos (campeão da Liga dos Campeões da África); South Melbourne, da Austrália (campeão da Copa dos Campeões da Oceania); e o Necaxa, do México (campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF). 

Na primeira fase, as oito equipes foram divididas em dois grupos com quatro cada. Na chave A, com sede em São Paulo, jogaram Corinthians, Raja Casablanca, Real Madrid e Al Nassr. Na B, no Rio de Janeiro, se enfrentaram Vasco da Gama, Manchester United, Necaxa e South Melbourne. Os líderes avançariam para a final. Os segundos colocados duelariam pela terceira colocação.

A estreia do Timão foi realizada contra o Raja Casablanca – que em 2013 disputou o mesmo Mundial de Clubes da FIFA e foi vice-campeão –, no Morumbi. Naquele jogo, o Corinthians entrou em campo com Dida no gol; Índio, João Carlos, Fabio Luciano e Kleber na defesa; o quadrado de meio de campo formado por Rincón, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho; e o ataque com Edílson e Luizão, todos comandados pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

Após um primeiro tempo muito truncado, ansioso e sem gols, Luizão tirou o grito de gol da torcida corinthiana aos cinco minutos da etapa final. Fabio Luciano, que estreava no Timão naquela noite, fez 2 a 0 aos 19, em um lance em que a bola não ultrapassou a linha, selando a primeira vitória do Corinthians no Mundial de Clubes da FIFA de 2000. Era apenas o começo de uma gloriosa jornada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações