Verão de 92 - A história da Dinamarca campeã da Euro em filme

Foto: divulgação


Um dos títulos mais inusitados da história dos torneios de seleções de futebol é, sem dúvida, a conquista da Eurocopa de 1992 pela Seleção Dinamarquesa, um time que nem tinha conseguido a classificação para a competição, entrou como convidado por causa da saída de uma das equipes e acabou levantando a taça de campeão. Pois bem, o filme "Verão de 92" (“Sommeren’ 92”) retrata todo a proeza, em um longa metragem baseado em fatos reais.

Produzido na Dinamarca em 2015 e lançado em 2016, "Verão de 92" conta toda a saga daquela equipe, que vinha de seguidos fracassos desde a goleada sofrida para a Espanha na mesma Copa do Mundo, em 1986, onde eles ficaram conhecidos como a "Dinamáquina". Além de não conseguir a classificação para o Mundial de 1990, também ficariam de fora da Euro 92, realizada na Suécia.

Porém, com a explosão da Guerra Civil na Iugoslávia, a seleção deste país acabou sendo impedida de disputar a Euro e como a Dinamarca havia ficado em segundo no mesmo grupo dos iugoslavos nas Eliminatórias, acabaram sendo convidada faltando dez dias para a competição. E o time tinha problemas extra-campo: os irmãos Laudrup se recusavam a defender a seleção com o técnico Richard Møller Nielsen.

“Verão de 92” mostra que a seleção da Dinamarca saiu desacreditada do seu país. O filme foca mais em duas lutas – a do técnico Nielsen pra ver seu trabalho dar certo e a de Kim Vilfort, meio-campista do Brondby, que lidava com um gravíssimo problema de saúde na família. Além disso, mostra a reconciliação de Brian Laudrup, que voltou à equipe, ao contrário do irmão Michael. Diziam que a Dinamarca voltaria pra casa depois de três jogos.


O início da Dinamarca na Suécia também não foi dos animadores. um 0  a 0 contra a Inglaterra, a seleção treinada por Richard Møller Nielsen perdeu da Suécia por 1 a 0 e com uma vitória sobre a França passou para as semifinais. Venceu a então campeã Holanda nos pênaltis e levantou a taça depois de vencer a Alemanha na final por 2 a 0.

O filme, que está no Netflix, é dirigido por Kasper Barfoed, que voltou para sua terra após o fracasso de The Numbers Station. O elenco conta com nomes como Ulrich Thomsen, Adam Fischer, Allan Hyde, Birgitte Hjort Sørensen e Cyron Bjørn Melville.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações