O Palmeiras campeão da Taça Brasil de 1960

Foto: arquivo Maurício Castro

Jogadores, torcedores e dirigentes do Verdão dando a volta olímpica

O dia 28 de dezembro de 1960 é muito importante para a história do Palmeiras. Com uma inesquecível goleada de 8 a 2 sobre o Fortaleza, no Pacaembu, o Verdão conquistava a Taça Brasil daquele ano, o seu primeiro título nacional na história. Depois, com a unificação dos títulos feita pela CBF, aquele se tornou o primeiro dos 10 Brasileirões do Alviverde.

A conquista do Campeonato Paulista de 1959 rendeu ao Palmeiras o direito de participar do Taça Brasil do ano seguinte, cuja primeira edição havia sido realizada no ano anterior. A competição reuniu 17 campeões estaduais, que se enfrentaram em sistema eliminatório de ida e volta.


A CBD (Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF), organizadora do evento, decidiu que as Seleções Estaduais que chegaram à final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1959 dariam ao clube de seu estado o direito de entrar diretamente nas semifinais do torneio nacional. Como a Seleção Paulista foi campeã e a Pernambucana ficou com o vice, Palmeiras e Santa Cruz foram contemplados.

O Verdão encarou o Fluminense, campeão da Chave Sul – composta pelos estados do Espírito Santo, da Guanabara, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Após um empate por 0 a 0 no Pacaembu, o Alviverde mostrou que o Maracanã também é seu palco e, assim como no Mundial Interclubes de 1951, saiu vitorioso – Humberto marcou o gol da vitória por 1 a 0 aos 44 minutos do segundo tempo.


No primeiro jogo final, o Palmeiras viajou até o Ceará, onde enfrentou o time o Fortaleza. O Estádio Presidente Vargas lotado não intimidou os palmeirenses – com dois gols de Romeiro e um de Humberto, a partida já estava 3 a 0 em menos de 20 minutos. Benedito ainda descontou, mas nada que tirasse o favoritismo dos comandados de Oswaldo Brandão. Expectativas mais do que confirmadas no jogo de volta – 40 mil palestrinos abarrotaram-se no Pacaembu e assistiram a Zequinha, Chinesinho (duas vezes), Romeiro, Julinho, Cruz (duas vezes) e Humberto marcarem em um inesquecível 8 a 2. Com o título invicto, a Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o Brasil pela primeira vez e assegurou vaga para, em 1961, debutar na Copa Libertadores da América.

Campanha:
4 jogos (3 vitórias e 1 empate)
12 gols marcados
3 gols sofridos
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações