Macedo no Cadiz


Natanael dos Santos Macedo, ou simplesmente Macedo, foi um dos atacantes mais conhecidos no futebol brasileiro na década de 90. Rápido dentro de campo, mas problemático fora dele, começou no Rio Branco de Americana, time de sua cidade natal, e marcou com as camisas do São Paulo e Santos, além de ter defendido outros clubes como Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Ponte Preta. Porém, ele teve uma rápida passagem no futebol europeu, mais precisamente na Espanha, defendendo o Cadiz.

Nascido no dia 16 de dezembro de 1969, o atacante começou no futebol no time da sua cidade, o Rio Branco de Americana, estreando no profissional em 1988. Dois anos depois, chamou a atenção do São Paulo e foi para o time do Morumbi. Se destacava pela velocidade, mas seu extracampo incomodava o técnico Telê Santana. Isto fez com que os dois entrassem em conflito muitas vezes. Então, o São Paulo acabou o emprestando em 1993 e ele foi aportar no Cadiz.

Ele chega no Cadiz para o segundo turno do Campeonato Espanhol. Em 11 de abril de 1993 faz sua estreia, saindo como titular, no jogo contra a Real Sociedad, onde sua equipe vence por 2 a 1. Na partida seguinte, contra o poderoso Real Madrid, fora de casa, o Cadiz perde por 3 a 1, mas Macedo faz o gol de honra, marcado o primeiro em sua passagem por terras espanholas.

Nos dois jogos seguintes, o Cadiz perdeu: o primeiro, por 3 a 1, em casa, para o Tenerife, e o segundo, fora, contra o Barcelona, por 4 a 1. Neste jogo no Camp Nou, Macedo é substituído no intervalo e, a partir de então, ele não teria vida fácil na equipes espanhola.

Na vitória sobre o Real Burgos, em casa, por 3 a 2, Macedo ainda seria titular, mas foi substituído na segunda etapa. Já na partida seguinte, derrota para o Sport Gijón, Macedo foi para o banco, entrando aos 23' da segunda etapa. Já em 30 de maio, Macedo volta a ser titular na partida do Albacete e marca o único gol do Cadiz no empate em 1 a 1. Este também seria seu último jogo pela equipe espanhola.

O primeiro agachado na foto, no jogo contra o Barcelona

Macedo, após o fim do Espanhol, foi devolvido ao São Paulo, que logo o emprestou para o Cruzeiro, onde jogou o Brasileiro e a Supercopa da Libertadores de 1993. Voltou novamente ao Tricolor, que o envolveu, junto com o goleiro Gilberto e volante Dinho, em uma negociação com o Santos, que cedeu Axel. No Santos, teria algumas boas fases e outras nem tanto.

O atacante rodou depois. Foi para o Vasco, voltou para o Santos, jogou no Coritiba, Grêmio, Ponte Preta, Fortaleza, Taubaté, Atlético Sorocaba, Comercial de Ribeirão Preto, Itabaiana de Sergipe, Operário de Campo Grande e encerrou a carreira no União Mogi, em 2009.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações