A passagem de Pedro Rocha pelo Coritiba em 1978

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Pedro Rocha jogou pelo Coritiba em 1978

Pedro Rocha foi um dos maiores jogadores uruguaios da história. Ídolo absoluto da torcida do São Paulo, fez muito sucesso jogando pelo Uruguai antes de virar quase uma divindade no Tricolor Paulista. O ex-meia faria 77 anos neste dia 3 de dezembro de 2019. O uruguaio era tão bom que Pelé o considerava um dos cinco melhores jogadores do planeta. Após vários anos vestindo a camisa do time do Morumbi, Pedro Rocha deixou o São Paulo em 1977 e passou a jogar pelo Coritiba, em 1978. 

O Verdugo chegou ao Coxa já com 36 anos de idade, já não sendo o mesmo craque de anos anteriores, porém, ainda com alguma lenha para queimar, ajudou o bom time do Verdão a fazer boa campanha no estadual de 1978. O Coxa sofreu naquele estadual, chegando à decisão apenas na repescagem e vendo o rival Atlético chegar como favorito. Porém, depois de três jogos empatados em 0 a 0 e uma prorrogação também sem gols, em jogos que tiveram recordes de público, o Verdão levou nos pênaltis no título. Pedro Rocha era parte do time campeão. 

Foi pelo Verdão que o meia uruguaio conquistou seu único título no Brasil fora do São Paulo. No total fez 44 jogos com a camisa alviverde, marcando 7 gols. Números relativamente baixos, mas suficientes para guardar o uruguaio na memória do torcedor coxa-branca e inclusive dar a ele um lugar na história do clube. Ao final de 1978, Pedro Rocha deixou o Coxa para jogar em outro alviverde: o Palmeiras, um dos maiores rivais do São Paulo, mas não faria sucesso pelo Palestra. Ao menos ficou marcado na história do Coritiba. 

Pedro Rocha ainda jogaria até 1980, passando ainda por Palmeiras, Bangu, Deportivo Neza, Monterrey e Al Nassr, antes de encerrar a carreira no ano de 1980. Ainda teve passagem pelo Coxa como treinador, em 1987, sem conseguir o mesmo sucesso que conseguiria como jogador. Em 2013, às vésperas de completar 71 anos, o ex-jogador faleceu, recebendo diversas homenagens, inclusive do Coritiba e é claro, principalmente, do São Paulo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações