A estreia de Totti na Roma

Por Lucas Paes

Francesco Totti em seu início pela Roma

Há pouquíssimo tempo deixamos de ter a presença da bandeira romanista Francesco Totti, que completa 43 anos neste 27 de setembro de 2019, vestindo a camisa Giallorossa da Roma. O eterno camisa 10 e capitão romanista começou sua caminhada no time de maneira tímida , em 28 de março de 1993, aos 16 anos, em um duelo fora de casa com o Brescia. Ali começava o brilho de uma das maiores estrelas do futebol italiano e mundial.

Naquele dia, uma Loba que ficaria apenas no meio de tabela, nona colocada, vencia o vice-lanterna da competição por 2 a 0, em um Mario Rigamonti já consternado com a situação do Brescia. O treinador Vujadin Boskov decidiu colocar o jovem Totti, de 16 anos, faltando poucos minutos para se encerrar o duelo. A história estava escrita, ainda que ninguém lá soubesse. Os três minutos que Francesco ficou em campo naquele dia não seriam comparáveis a uma história de 24 anos que viria depois.

Totti só começaria a ir bem na temporada seguinte. A Roma naquele dia teve seus dois gols marcados por Cannigia e Sinisa Mihajlovic, dois grandes craques de uma época onde o futebol brilhava na Serie A. Hagi, Raduceu e Sabau, três romenos que jogariam a Copa do Mundo de 1994 estavam no Brescia. Mesmo os times mais "fracos" tinham seus craques, numa era onde somente três estrangeiros jogavam em cada time.

Totti por sua vez só ganharia chances maiores com Carlo Mazzoni na casamata. Jogou apenas mais um jogo naquela temporada, também com poucos minutos. O verdadeiro despertar do capitano viria apenas lá para 1995, quando passou a jogar mais adiantado no campo. Apesar de que a temporada de 1993/1994 já reservaria os primeiros jogos como titular, quando a Roma lutou incessantemente contra o rebaixamento. 

Ao fim daquela temporada, a Roma terminou na décima colocação, enquanto o Brescia foi rebaixado. A partir da temporada 1993/1994, Totti começaria a trilhar o caminho da eternidade romanista. Felizardos os torcedores que puderam ver o inicio dessa historia, eterna como a cidade de Roma. História de quase 800 jogos e 307 gols, em 24 anos de serviços prestados aos romanistas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações