A estreia do Palestra Itália em Campeonato Paulista

Foto: arquivo Palmeiras

O time do Palestra Itália em 1916

Um dos grandes clubes do futebol paulista, a Sociedade Esportiva Palmeiras está completando neste 26 de agosto 105 de fundação. Criado como Palestra Itália, em 1914, o clube só foi estrear no Campeonato Paulista em 1916, na competição organizada pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea).

O Palestra Itália fez o primeiro jogo de sua história em Sorocaba, mais precisamente no distrito de Votorantim (hoje município), em 24 de janeiro de 1915, vencendo o Savoia, um clube também formado por descendentes de italianos, por 2 a 0. Naquele ano, o Palestra só fez amistosos, tentando buscar uma vaga nas competições da Apea ou da Liga Paulista de Futebol (LPF) para o próximo ano.

Porém, em 1916, a LPF encerrou as suas atividades e mesmo a Apea enfrentava problemas, já que o Campo do Velódromo foi desativado. Porém, o Palestra aproveitou-se do fato para ser aceito na Associação. Os dirigentes palestrinos articularam um apoio das Indústrias Matarazzo, para remover e transportar as arquibancadas do Velódromo para a Chácara da Floresta, pertencente à AA das Palmeiras, e assim obteve apoio para seu ingresso na competição.

O Palestra Itália fez a abertura da competição, no dia 13 de maio de 1916, no Campo da Chácara da Floresta, contra o Mackenzie, empatando em 1 a 1. O time que entrou em campo foi o seguinte: Julio Fabbrini; Grimaldi e Ricco (o capitão); Fabbi II, Bianco e De Biase; Gobbato, Valle II, Vescovini, Bernardini e Cestari.

No fim, o Palestra Itália ficou na sexta e última colocação em sua estreia em Campeonato Paulista, com 18 pontos perdidos (forma como se contava os pontos na época), com duas vitórias, dois empates e oito derrotas. A equipe fez 16 gols e sofreu 26. O primeiro título estadual do Palestra veio em 1920.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações