"Trabalhamos forte para conquistar os objetivos", diz treinador do Grêmio Barueri

Por Victor de Andrade
Fotos: Adriano Oliveira/GRB

Grêmio Barueri lidera o Grupo 1 da São Paulo Cup

Líder do Grupo 1 da São Paulo Cup, com 13 pontos em cinco jogos, o Grêmio Barueri vem sendo um dos grandes destaques da competição. Sendo, ao lado do Mogi Mirim, um dos times mais conhecidos do torneio, até por já ter estado na elite do futebol brasileiro, o clube vem atendendo as expectativas e conquistando os resultados.

Mas para que o objetivo seja alcançado, a Comissão Técnica vem trabalhando forte. O treinador da equipe é Alan Kila, que recentemente "pendurou as chuteiras" e chegou ao clube para ser o auxilar de Edmilson de Jesus, que acabou recebendo outra proposta e deixou o cargo para o profissional. Ele assumiu a equipe, que vem conquistando bons resultados.

Conversamos com Alan Kila, que falou sobre o seu trabalho frente ao Barueri e também a importância da São Paulo Cup para o desenvolvimento do futebol. Confira:

O Curioso do Futebol - Antes de começar a falar sobre seu atual trabalho, conte-nos um pouco como foi sua carreira como jogador.

Alan Kila - Comecei na Portuguesa de Desportos, onde fiz a base com os treinadores Badeco e Riva. Depois, o Candinho me puxou para o profissional, onde tive a honra e o prazer de trabalhar com jogadores experientes e consagrados, como Ivair, Zé Roberto, Leandro Amaral, César, Emerson, entre outros. Em seguida, comecei a rodar o Interior de São Paulo e o Rio de Janeiro, joguei em times como a Matonense, Taubaté, Taquaritinga, Bragantino e Portuguesa Santista. Depois, fui para a Grécia, onde joguei duas temporadas e meia, quando voltei ainda defendi o Boavista e fui atuar nos Estados Unidos. No fim de minha carreira, acabei indo para o Santa Helena, de Goiás, onde trabalhei com o treinador Edmilson de Jesus.

O Curioso do Futebol - Como foi a transição de jogador para membro de Comissão Técnica?

Alan Kila - Eu fiquei sabendo que o treinador Edmilson de Jesus havia assumido o Barueri e em seguida ele abriu as portas para mim estar trabalhando com ele como auxiliar técnico. Como eu já estava estudando para ser treinador, acabei aceitando o convite.

O Curioso do Futebol - Como você acabou se tornando o treinador do Grêmio Barueri?

Alan Kila - Fiquei trabalhando um mês como auxiliar do Edmilson de Jesus e na estreia da competição empatamos com o Andreense. Depois, ele recebeu uma proposta para comandar um outro clube e assumi como interino. Na minha estreia, conquistamos a vitória e o presidente conversou comigo, perguntou se eu queria assumir e aceitei o convite, dando início ao trabalho como treinador do Grêmio Barueri e, graças à Deus, vem dando certo.

Com membros da Comissão Técnica

O Curioso do Futebol - Como foi a montagem do elenco? Trouxe jogadores que você já conhecia? Teve indicações? Chegou a realizar peneiras?

Alan Kila - Eu não trouxe jogadores. A Comissão Técnica fez avaliações e o clube deu a oportunidade para os atletas através de peneiras. Com muito trabalho e avaliações, montamos a equipe que está disputando a São Paulo Cup.

O Curioso do Futebol - Para você, qual a importância de competições como a São Paulo Cup, que colocam em atividade clubes que por algum detalhe não conseguem entrar em torneios da FPF?

Alan Kila - Para mim, competições como a São Paulo Cup e de suma importância, pois o sonho de todos os garotos de outros estados e vir para São Paulo pois aqui há oportunidades. Aqui há a Série A1, Série A2, Série A3 e Segunda Divisão, que na realidade é a quarta. Fora isso, tem a Copa Paulista e agora a São Paulo Cup. Então, isso tudo gera oportunidades para os jogadores e também para os clubes. Competições como a São Paulo Cup colocam clubes que poderiam estar parados em atividade, onde eles podem abrir portas de empregos não só para jogadores, como também para cozinheiros, faxineiros, profissionais de educação física, etc... Por isto, competições como esta são importantes.

O Curioso do Futebol - Apesar de várias equipes terem já disputado competições da FPF, não dá para negar que o Grêmio Barueri, até por ter chegado em um passado recente à elite do futebol brasileiro, é um dos clubes com “mais camisa” da São Paulo Cup. Como você vê o comportamento das outras equipes quando enfrentam o seu time e o que você passa a seus jogadores com relação a isso?

Alan Kila - Realmente o Grêmio Barueri é um clube que jogou a Série A do Brasileiro e revelou atletas importantes. Com isto, o clube tem uma marca muito forte e os adversários entram com muito respeito, mas futebol é 11 contra 11 e todos querem vencer. O que passo para os meus jogadores é justamente isto: que eles estão no Grêmio Barueri, e que eles têm que aproveitar esta oportunidade pois muitos gostariam de estar no lugar deles. E tudo isto vem dando muito certo.

O Curioso do Futebol - O Grêmio Barueri está invicto na competição, com quatro vitórias e um empate, e lidera o Grupo 1. Você esperava que o time já desse resultados positivos logo de cara?

Alan Kila - Na verdade, quando eu ainda estava como auxiliar do Edimilson de Jesus, eu via em alguns jogadores um potencial muito grande e pensava: "dá para montar um time muito competitivo". Sempre acreditei nos jogadores que estão aqui. Porém, no começo, estavam em um nível abaixo fisicamente e tecnicamente. Então, trabalhamos forte nos dois quesitos, subindo de degrau em degrau, e com isto vamos em busca do nosso objetivo, que é chegar na final da competição e conquistar o título.

O treinador com os atletas

O Curioso do Futebol - Quais são os próximos passos do Grêmio Barueri na competição? Acredita que dê para chegar ao título?

Alan Kila - O Grêmio Barueri é um clube que tem uma marca muito forte e em todas as competições que o clube entra, tem que buscar o título e desta vez não será diferente. Estamos trabalhando forte e com seriedade para chegar no objetivo.

O Grêmio Barueri volta a campo neste sábado, dia 27. Pela sétima rodada da São Paulo Cup, o líder do Grupo 1 encara o Real Cubatense, às 10 horas, no Estádio do Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí, defendendo a ponta da chave.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações