A 'luta' pelas medalhas no Futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2019


Os XVIII Jogos Pan-Americanos, edição de 2019 do evento, sediado em Lima, no Peru, terá a cerimônia de abertura sendo realizada nesta sexta-feira, dia 26, apesar de que os torneios de algumas modalidades já foram inicializados desde a última quarta-feira, dia 24. O evento também terá os torneios de futebol feminino e masculino, que começam a partir do dia 28, domingo.

Esta edição dos Jogos Pan-Americanos, no futebol, contará com uma particularidade: a Seleção Brasileira, por motivos diferentes, não estará presente em nenhuma das categorias. Todos os jogos da modalidade serão realizados no Estádio Universidade San Marcos, em Lima. Confira como serão os torneios de cada categoria:

FUTEBOL FEMININO

A bola vai rolar para o torneio de Futebol Feminino dos Jogos Pan-Americanos já neste domingo, dia 28. Oito seleções estarão na disputa, sendo quatro da Conmebol e mais quatro da Concacaf, e não há restrição de atletas. Por causa do regulamento esdrúxulo da Conmebol para a indicação dos times que representariam a América do Sul na competição, Brasil e Chile, campeão e vice da Copa América Feminina, estão fora. A entidade deu vaga para o terceiro, quarto e quinto colocados (Argentina, Colômbia e Paraguai, mais o Peru que é o país-sede).

Na Concacaf, o classificatório era via o Campeonato Feminino da entidade e, apesar de não ter o regulamento estranho da Conmebol, as duas melhores seleções ficaram de fora. Estados Unidos e Canadá abriram mão de suas vagas, para se dedicarem à Copa do Mundo. Com isto, México e Costa Rica ficaram com as vagas. Jamaica e Panamá haviam garantido diretamente suas vagas. Confira os grupos da competição:

Grupo A
México - Jamaica - Paraguai - Colômbia

Grupo B
Panamá - Costa Rica - Argentina - Peru

Confira a tabela completa aqui.

FUTEBOL MASCULINO

Já o torneio de Futebol Masculino do Pan terá início na segunda-feira, dia 29. Assim como no feminino, oito seleções estarão na disputa, sendo quatro da Conmebol e mais quatro da Concacaf. A competição será restritiva, com atletas sub-22 (que serão sub-23 no próximo ano, dos Jogos Olímpicos em Tóquio), com a possibilidade de contar com até três jogadores acima desta idade.

O Brasil não conquistou a vaga no masculino por incompetência mesmo: o time ficou apenas em quinto no Sul-Americano Sub-20 e apenas os três primeiros (Equador, Argentina e Uruguai) se classificaram, além do Peru, país-sede

A Concacaf também adotou o seu torneio sub-20 para a classificação das equipes para os Jogos Pan-Americanos. México, Panamá, Jamaica e Honduras ficaram com as vagas. Confira abaixo os grupos do futebol masculino do torneio:

Grupo A
Panamá - México - Equador - Argentina

Grupo B
Jamaica - Honduras - Uruguai - Peru

Confira a tabela completa aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações