A oitava Copa Ouro do México

Por Luiz Felipe Gaspar
Foto: Tannen Maury/EFE

Mexicanos comemoram o oitavo título no torneio

Em final disputada na noite desse domingo, dia 7, no Estádio Soldier Field em Chicago, o México fez 1 a 0 nos Estados Unidos e levantou seu oitavo troféu da Copa Ouro, desta de vez de forma invicta, com cinco vitórias e um empate.

O título garantiu a hegemonia do país na parte de cima do continente americano, deixando os rivais de ontem, os Estados Unidos para trás com seis conquistas. Foi a nona vez que os mexicanos chegaram até a final da competição, sendo superados apenas em 2007 pelos próprios norte-americanos.

O gol da conquista foi marcado na parte final do jogo por Jonathan dos Santos, que dentro da área, aproveitou lançamento de Raul Jimenez. Foi o primeiro título do técnico argentino Geraldo "Tata" Martino a frente da seleção do México.

Campanha - O México estreou na competição goleando Cuba por 7 a 0. Depois, venceu o Canadá, por 3 a 1, e a Martinica, por 3 a 2, passando em primeiro do Grupo A com nove pontos. Nas quartas, a La Tri empatou com a Costa Rica em 1 a 1, vencendo nas penalidades por 5 a 4. Na semifinal, o México venceu o Haiti, na prorrogação, por 1 a 0, e na final a vítima foram os Estados Unidos, que perderam por 1 a 0.

Curiosidade - Uma curiosidade sobre a Copa Ouro são as participações da Seleção Brasileira na competição. Em 1996 e 2003, jogando com o time olímpico em ambas, foi vice-campeão, perdendo as duas decisões para o México. Em 1998, indo com uma Seleção cheia de desfalques, mas contando com nomes como Taffarel, Romário e Edmundo, ficou em terceiro.

Além do Brasil, outras seleções já foram convidadas para disputarem a Copa Ouro. Na edição de 2000, a Colômbia foi vice e o Peru caiu na semifinal (não houve decisão de terceiro lugar). Em 2002, a Coreia do Sul foi quarta (eliminando o México nas quartas), enquanto o Equador caiu na primeira fase. Em 2003, a Colômbia caiu nas quartas, perdendo para o Brasil. Em 2005, os cafeteros disputaram novamente a competição e foram semifinalistas, enquanto a África do Sul caiu nas quartas. Esta foi a última edição com convidados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações