Supercopa do Brasil 2020: CBF retoma o torneio

Troféu entregue ao Corinthians na edição de 1991, a última realizada

A próxima temporada do futebol brasileiro será aberta por uma competição que teve duas edições no início dos anos 90 e será retomada: a Supercopa do Brasil. No dia 22 de janeiro de 2020, os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2019 vão se enfrentar em jogo único e um deles já começará o ano com um novo troféu em sua galeria. A novidade foi apresentada pela CBF, durante o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série A, nesta sexta-feira (22).

O local e horário da partida serão definidos ao longo deste ano e os torcedores campeões já poderão planejar sua presença no estádio assim que seus respectivos clubes levantarem as taças do Brasileirão e da Copa do Brasil. Na reunião com os dirigentes, o diretor executivo de Gestão e presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo, explicou também que, se algum time conquistar as duas competições, a Supercopa 2020 será disputada entre o campeão da Copa do Brasil e o vice do Brasileirão.

A Diretoria de Competições da CBF já estudava esse passo há três anos. Como teste do formato, criou, em 2017, a Supercopa Sub-20, duelo do campeão do Brasileiro com o da Copa do Brasil da categoria.

"A Supercopa do Brasil representará mais recursos para os clubes envolvidos e vai mexer com a paixão do torcedor. Teremos, na abertura de temporada, uma grande festa dos campeões da temporada anterior, com um deles celebrando mais uma conquista. É um novo produto que valoriza o futebol brasileiro, um avanço que temos que comemorar" afirmou Rogério Caboclo.

Retomada - Apesar de a própria CBF dizer que é um torneio novo, a Supercopa do Brasil já foi realizada em duas oportunidades: em 1990 e 1991. Na primeira edição, o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, foi o campeão em cima do Vasco, detentor do título Brasileiro. Nesta ocasião, os jogos entre as duas equipes na primeira fase da Libertadores de 1990 (2 a 0 para o Grêmio, no Olímpico, e 0 a 0 em São Januário) foram usados para apontar o vencedor, que só foi receber o troféu depois de muito tempo.

Já em 1991, os campeões Brasileiro, o Corinthians, e da Copa do Brasil, Flamengo, do ano anterior se enfrentaram no Morumbi, no dia 27 de janeiro, para definir o Supercampeão do Brasil. O Timão venceu por 1 a 0, gol de Neto, e comemorou o título, desta vez sendo premiado com a taça.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações