A aventura estadunidense de Hristo Stoichkov

Por Lucas Paes
Fotos: Major League Soccer

Stoichkov defendendo o Chicago Fire e o DC United 

Hristo Stoichov foi um dos mais brilhantes, se não o mais brilhante, jogador búlgaro de toda a história. Ídolo da torcida do Barça, foi responsável direto pelo primeiro título europeu do clube e passou por diversos outros centros em sua carreira. Depois de encerrar momentaneamente a carreira em 1999, voltou a jogar incentivado pelos dólares americanos, chegando a MLS, mais precisamente ao Chicago Fire. 

Em sua primeira temporada, foi um monstro nos Estados Unidos. Ajudou o Chicago Fire a ganhar a US Open Cup, uma espécie de FA Cup dos Estados Unidos. Fez 21 jogos e 10 gols naquela primeira temporada, 9 deles na MLS. O gol que fez na Open Cup foi justamente na final da competição. Mais uma vez, Stoichov foi decisivo para a conquista de um título do time onde jogava, mesmo já com 34 anos. 

Na segunda temporada pelo Fire, foi outra vez destaque da equipe. Foram 6 gols na MLS e outros dois na Open Cup, onde o time de Chicago parou na semifinal. Em 2002, na terceira temporada pelo Chicago Fire, decaiu e marcou apenas 2 gols em 16 jogos. Foram 20 gols em 47 jogos com a camisa do Fire, além do título da Open Cup. É um dos maiores ídolos da história do clube. Ao final de 2002, foi jogar no DC United. 

O clube da capital americana seria seu último antes da aposentadoria. Jogou 24 vezes com a camisa rubro-negra do DC, marcando um total de seis gols. Curiosamente, viu seu time ser eliminado nas semifinais de conferência justamente pelo Chicago Fire. Na Open Cup, o DC United caiu para o MetroStars, hoje NY Red Bull. Ao fim daquela temporada, aposentou-se oficialmente do futebol. Totalizou 81 jogos e 26 gols em terras norte-americanas. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações