Vai começar o Paulistão 2019

Por Lucas Paes


Vai começar a primeira grande competição do ano para os times paulistas e o estadual onde os times considerados "pequenos" mais podem aprontar. Este fim de semana, começa mais uma edição do Campeonato Paulista de futebol. Além dos quatro grandes, temos grandes atrações do interior, como a volta do tradicionalíssimo Guarani, a sempre perigosa presença da Ponte Preta, o pesadelo corintiano chamado São Caetano, entre outros. 

O formato segue o mesmo. São 12 jogos no total, já que um time não enfrenta ninguém que está no seu grupo. A classificação, porém, é definida pela classificação final do grupo. Os rebaixados serão os dois piores times na classificação geral. Uma novidade é que este ano o Paulistão contará com o VAR. O Curioso do Futebol preparou para você um guia com um pouco sobre cada time da competição. 

GRUPO A

SANTOS Futebol Clube

Jorge Sampaoli é o técnico do Santos 
(Foto: Marcos Ribolli)

O Santos é nitidamente o time dos grandes que mais sofre. Apesar de ter um nome de peso na sua casamata, já que Jorge Sampaoli, mesmo com o fracasso argentino na Copa do Mundo nas costas, combina com o estilo do time. O Peixe porém só conseguiu fazer duas contratações, trazendo o meia venezuelano Soteldo e o zagueiro colombiano Aguilar. A falta de reforços incomoda, principalmente na meia cancha, onde a lentidão alvinegra o fez perder a chance de ter Pablo Perez, do Boca. Pelo grupo que enfrenta, tropeços podem complicar sua classificação.

Associação Desportiva SÃO CAETANO 

Rafael Marques é um dos reforços do Azulão para 2019
(Foto: Divulgação AD São Caetano)

O Azulão é sempre um problema na primeira divisão paulista. Verdadeiro pesadelo para torcedores corintianos, o São Caetano pode arrumar problemas para a classificação do teoricamente favorito Santos. Recentemente, Vitinho chegou por empréstimo do Palmeiras para reforçar o elenco. Os principais nomes do time do ABC são o meia Christian, experiente jogador que é idolo da torcida do Corinthians e o atacante Rafael Marques. O treinador do time é Pintado. Como dito, o São Caetano sempre pode representar problemas, apesar deste não ser um dos seus times mais brilhantes da época em que era o pesadelo de muitos grandes e foi até campeão paulista, em 2004.

Associação Atlética PONTE PRETA 

Marlyson é um dos destaques da Ponte 
(Foto: Thiago Toledo/PontePress)

Apesar de não ter subido na Série B do ano passado, a Macaca é sempre favorita a ir longe em Paulistões. O elenco conta com nomes como Diego Renan, Gerson Magrão e o ex-corintiano Mantuan. Além de servir como preparação para a tentativa do acesso no ano que vem, o estadual sempre representa para a Macaca uma chance de um título. Esse ano, o treinador da Veterana será Mazola Júnior, pontepretano assumido que terá a chance de assumir o comando do clube do coração.

RED BULL BRASIL 

Júlio César é o grande destaque do Red Bull Brasil
(Foto: Divulgação)

O time que com certeza é o menos tradicional do grupo A é, porém, um dos com mais capacidades de investimento. O elenco conta com nomes conhecidos, como o goleiro Júlio César, ex-jogador do Corinthians, o meia Pio, que ano passado passou pelo CSA, o atacanteYtalo, que passou pelo forte Audax vice-campeão paulista em 2016 e o meia Rafael Carioca, ex-jogador do Ceará. O Touro, comandado por Antônio Carlos Zago, porém, terá vida dura para tirar a vaga de algum dos outros três clubes de seu grupo.

GRUPO B

Sociedade Esportiva PALMEIRAS

Ricardo Goulart foi contratado pelo Verdão 
(Foto: Reprodução Instagram)

Dono de um elenco estrelado, atual campeão brasileiro e provavelmente o time mais forte do Brasil na atualidade, o Alviverde Imponente entra sim como principal favorito ao título estadual em 2018. A dupla Felipão e Paulo Turra resgatou a vontade de vencer do estrelado elenco alviverde e o time chega mais forte ainda para 2019. Além de todos os já conhecidos nomes do Verdão, como Lucas Lima, Fernando Prass, Weverton, Gustavo Gomez, Edu Dracena, o ídolo Dudu, Deyverson e todo o resto da tropa, o Verdão ainda trouxe recentemente Ricardo Goulart. É forte candidato a quebrar o jejum de quase 11 anos sem estadual.

Grêmio NOVORIZONTINO 

Edson Silva é um dos destaques do Novorizontino 
(Foto: Thomas Januzzi/Novorizontino)

O Tigre caiu numa missão ingrata em 2019. A equipe aurinegra terá em seu grupo adversários como Palmeiras, São Bento e Guarani. O sonho de chegar longe pode frear nesses obstáculos. O nome mais conhecido do time é o meia Pedro Carmona, de 30 anos, também está na equipe o zagueiro Edson Silva, que passou pelo São Paulo.. Jean Patrick, que voltou do Fortaleza, também merece destaque. Além deles, vieram seis jogadores por emprestimo do bom time do Londrina, que quase subiu da Série B do Brasileirão ano passado, e o treinador do Tubarão, Roberto Fonseca. É assim que o Novorizontino tenta surpreender no grupo do time mais rico do estado.

Esporte Clube SÃO BENTO 

Alecsandro é reforço do São Bento para 2019 
(Foto: Emílio Botta)

Mais um entre vários integrantes da Série A1 que joga uma divisão nacional, o São Bento conseguiu se manter na Série B. O Bentão contará com diversos medalhões para a disputa do Paulistão, entre eles os atacantes Alecsandro Thiago Luiz e Eder Luis, o goleiro Renan, o lateral Marcelo Cordeiro e o zagueiro Ewerthon Páscoa. O comando do time de Sorocaba é de Marquinhos Santos, que usará o Paulistão para averiguar o que será necessário para a disputa da Série B.

GUARANI Futebol Clube 

Guarani já treina para a estreia do Paulista
(Foto: Divulgação)

De volta como campeão da Série A2, o Guarani deve, à exemplo do São Bento, usar o Paulistão como laboratório para a Série B do Brasileirão. Ano passado, os bugrinos fizeram campanha mediana. Não correram grandes riscos, porém não empolgaram. Comandado por Osmar Loss, que fracassou no Corinthians, o Verdão Campineiro tem como principal nome o atacante Thiago Ribeiro. O ídolo Fumagalli, agora gerente de futebol, tocou uma reformulação no elenco, que conta com algumas peças jovens. Victor Ramos, que faria parte do elenco, teve problemas pessoais e acabou suspendendo o contrato.

GRUPO C

Sport Club CORINTHIANS Paulista 

Boselli foi o principal reforço do Corinthians 
(Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Nem só da volta de Carille vive o Timão. O timão trouxe o zagueiro Manoel, o meia Ramiro e principalmente o atacante Boselli. Além disso, houveram voltas, como a do atacante Gustavo, que espera finalmente corresponder as expectativas no Alvinegro do Parque São Jorge e marcou gol no amistoso diante do Santos. Os corintianos não devem ter problemas para se classificar e quem sabe buscarem o tri-campeonato paulista, chegando finalmente as 30 conquistas estaduais.  

Clube Atlético BRAGANTINO 

Marcelo Veiga mais uma vez é treinador do Bragantino
(Foto: Danilo Sardinha)

Mais um dos integrantes de divisões nacionais no Paulistão deste ano, o Bragantino subiu para a Série B do Brasileiro. O Leão fez boa campanha ano passado e busca repetir a dose. O treinador é Marcelo Veiga, já uma referência com a torcida de Bragança. No elenco, manteve-se boa parte da base do ano passado, porém foram feitas contratações, como o zagueiro Edimar, o volante Klauber e o meia Esquerdinha. Apesar do Paulista ser também uma preparação para a Série B, o Bragantino tem uma certa reputação no torneio, fato ampliado é claro pelo fato de ser um dos times do interior que conquistou o torneio. 

Associação FERROVIÁRIA de Esportes 

Lúcio Flávio é reforço da Ferroviária (Foto: Divulgação) 

Novamente finalista da Copa Paulista, a Ferrinha tenta não sofrer de novo no Paulistão de 2018. Com a ingratíssima missão de enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, na estreia, os comandados de Vinicius Munhoz chegam com um planejamento mais humilde. Além de manter a base da Copa Paulista, chegaram reforços como o atacante Lúcio Flávio, experiente jogador com passagens por São Bento e Paysandu. Quem sabe quando entra apenas para permanecer, a Locomotiva não surpreende positivamente?

MIRASSOL Futebol Clube 

Leandro Amaro jogará o Paulistão pelo Mirassol
(Foto: Vinicius de Paula/Ag. Mirassol)

O Mirassol escapou do rebaixamento nos momentos finais do Paulistão do ano passado. Esse ano, porém, a venda de Luiz Araújo rendeu ao clube um dinheiro que foi usado para construção de um moderno CT. Moisés Egert segue no comando e contará com nomes como o zagueiro Leandro Amaro e o goleiro Tiago Cardoso, num elenco experiente e acostumado com o Paulistão. O Leão da Alta Araraquarense aposta nisso para tentar surpreender.

GRUPO D

SÃO PAULO Futebol Clube 

Hernanes está de volta ao São Paulo, onde foi tri brasileiro
(Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O Tricolor do Morumbi também contratou e qualificou o elenco para o ano de 2019. A principal novidade dos comandados de André Jardine é a volta do profeta Hernanes. Mas esse não foi o único reforço do São Paulo, que trouxe também reforços como Thiago Volpi para a meta e o matador Pablo para vestir a 9 tricolor. Os são-paulinos não ganham o Paulistão há longos 13 anos e não ganham nenhum título há já longos seis anos. Os reforços vieram para que a espera acabe esse ano. 

BOTAFOGO Futebol Clube 

Denilson jogará no Botafogo em 2019
(Foto: Raul Ramos/Ag. Botafogo)

Outro que vem de acesso recente, também subindo para a Série B e de maneira dramática, o Botafogo de Ribeirão Preto. Sob nova administração, Léo Condé foi mantido, mas o elenco foi reformulado. Foram muitas contratações, entre elas a do volante Denilson, ex-São Paulo e Arsenal. Já são 11 anos seguidos em que o Pantera disputa a A1 e não deve ser esse ano que este número deve cair. A briga botafoguense deve ser pela classificação.

ITUANO Futebol Clube 

Vinicius Bergantin é o treinador do Ituano 
(Foto: Miguel Schinchariol/Ituano FC)

O Campeão Paulista de 2014 terá em 2019 o comando de Vinicius Bergantin. O elenco terá reforços como Alemão, ex-jogador do Paraná. O Galo mantém a filosofia de jogadores que tem identificação com o clube e de apostas na base. Apesar de tudo, o Ituano não chega no mata-mata desde o histórico e inesquecível título estadual e este ano a equipe quer mudar essa realidade.

OESTE Futebol Clube 

Mazinho é o destaque do Oeste em 2019
(Foto: Renato Silvestre/Oeste)

O Oeste se salvou do rebaixamento na Série B do ano passado de maneira sofrida, mas acaba de voltar à Série A1 do Paulistão. O clube agora joga em Barueri e terá Renan Freitas na casamata. O grande destaque do time, Mazinho (o popular Messi Black) ficou, mas foram contratados 17 reforços para a disputa estadual. Marciel também segue no clube, emprestado pelo Timão. Além de se manter e até talvez brigar pela vaga no mata-mata, o rubro-negro também disputa a Copa do Brasil e, é claro, a Série B, em 2019.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações