O Fluminense campeão da Copa Kirin em 1987

O time do Fluminense que conquistou a Copa Kirin em 1987 (foto: divulgação Fluminense)

A Copa Kirin é um tradicional torneio japonês atualmente disputado apenas por seleções. Porém, até 1991, clubes também jogavam a competição e, muitas vezes, conquistavam o título. Foi o caso do Fluminense em 1987, que encarando Torino, da Itália, e as seleções do Senegal e do próprio Japão conseguiu levantar o caneco.

Se o Fluminense de 1987 já não era tão forte quanto o que foi tricampeão carioca entre 1983 e 1985 e campeão brasileiro em 1984, ainda tinha nomes daquela grande equipe, como o goleiro Paulo Vitor, o meia paraguaio Romerito e os atacantes Washington e Assis, o Casal 20.

A estreia do Tricolor na competição foi no dia 24 de maio, onde a equipe não passou de um 0 a 0 contra a seleção local. Para complicar a situação do Fluminense, o Torino saía na frente no torneio ao vencer o Senegal por 3 a 1.

Na segunda rodada, os dois favoritos se encontraram, no dia 25 de maio. E na primeira vez em que jogaram contra na Copa Kirin, Fluminense e Torino empataram em 1 a 1. No outro jogo da chave, que foi realizado dia 27, as seleções japonense e senegalesa ficaram também no empate: 2 a 2.

Com tantos resultados iguais, todos os times chegaram à última rodada com chances de chegarem à decisão. O Torino tinha três pontos, seguido de Japão e Fluminense, ambos com dois, e até o Senegal, com apenas um ponto, poderia avançar (lembrando que na época a vitória valia apenas dois pontos).

No dia 29, foi realizado os jogos decisivos. O Torino carimbou o seu lugar na final e o primeiro posto na fase inicial com a vitória por 1 a 0 sobre a Seleção Japonesa. O Fluminense, que precisava vencer, fez muito mais do que o necessário e goleou o Senegal por 7 a 1. Washington (2), Eduardo Souza (2), Assis, Romerito e Tato marcaram os gols do Tricolor.

Com isto, mais de 32 mil pessoas estavam presentes no Estádio Nacional de Tóquio, em 31 de maio de 1987, para acompanharem a final da Copa Kirin, entre Fluminense e Torino. Ao contrário do jogo da primeira fase, o Tricolor se impôs frente aos italianos e venceram por 2 a 0, com gols de Washington e Tato. Assim, a taça do torneio japonês foi parar nas Laranjeiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações