Athirson no Santos FC

Por Lucas Paes

Athirson foi um dos titulares do Santos na famosa "Batalha de Rosario" em 1998
(foto: Jornal Lance!)

Em 1998 o Santos montou um dos melhores times da equipe praiana nos anos 90, que conquistou a Copa Conmebol, finalmente valorizada pelo Alvinegro Praiano em 2018, foi muito bem no Brasileirão e ficou a um perto do título. Entre alguns dos “destaques” daquele time estava o lateral e meia Athirson. Uma passagem curta, porém, boa. O agora treinador faz 42 anos nesta quarta-feira, dia 16. 

Ele chegou ao Peixe em 1998, numa dupla troca que envolveu Marcos Assunção e Caio Ribeiro. O Peixe recebeu Lúcio (que depois receberia o "sobrenome-apelido" de Bala) e Athirson. Todas as transferências ocorreram por empréstimo. O meia Arinélson, do Santos, também acabou envolvido nas negociações. Eles estrearam já no mês de março, quando foi acertada a transferência. 

No estadual, jogou apenas três vezes. Sua estreia pelo Alvinegro Praiano ocorreu em duelo diante do São Paulo, no Morumbi. Jogo em que o Tricolor venceu por 2 a 1. Aos poucos passou a ser titular absoluto da lateral santista. Jogou praticamente todos os jogos da campanha do Brasileirão. Marcou seu único gol com a camisa alvinegra em vitória diante do São Paulo, no Morumbi, por 3 a 1. Foi também titular na campanha do título da Conmebol. Um dos participantes da batalha de Rosário.

Clássico contra o São Paulo, quando fez o único gol pela equipe praiana

Totalizou 35 jogos e um gol pelo Alvinegro Praiano. Deixou o clube ao final de 1998, numa passagem marcante. Segundo o site Outros Meninos da Vila, “não havia um torcedor que não fosse fã” do lateral. O time de 1998 do Santos só não foi campeão daquele Brasileirão pois enfrentou um fortíssimo Corinthians na semifinal. Ainda assim, vendeu caríssimo a eliminação para o Timão, que seria campeão brasileiro. 

Depois, retornou ao Flamengo. As lesões acabaram atrapalhando a vida do lateral, que prometia muito pela qualidade que tinha. Passou por diversos clubes antes de encerrar a carreira, incluindo neles a Juventus, da Itália. Ao fim da carreira profissional, em 2012, virou treinador. Atualmente, está sem clube. Deixou o Goytacaz após fazer apenas um ponto na Seletiva do Cariocão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações