O Palmeiras campeão brasileiro de 1972

Com informações do site oficial do Palmeiras
Foto: arquivo Palmeiras

O grande time do Palmeiras de 1972, que conquistou o Campeonato Brasileiro

Com mudanças em relação ao time da Primeira Academia de Futebol da década de 1960, Ademir da Guia e Leivinha comandaram a segunda era de craques, que, assim como a primeira, encantou até torcedores dos principais rivais. O time da primeira metade da década de 70 dominou o futebol nacional e o primeiro título brasileiro da geração veio em 1972, mais precisamente no dia 23 de dezembro daquele ano.

Ademir da Guia e César Maluco eram craques que mantiveram a regularidade, Leivinha chegou comendo a bola e Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Zeca, Edu Bala e Nei se tornaram unanimidades. Em 30 jogos do Brasileiro, o esquadrão só vivenciou a derrota em quatro oportunidades. Foi a quinta vez que a Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o país.

Na primeira etapa do Campeonato Brasileiro, 26 agremiações foram divididas em quatro grupos de sete ou oito equipes que jogaram todas contra todas em turno único, classificando-se para a segunda fase as quatro mais bem colocadas de cada chave. Com 14 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas, o Verdão avançou sem maiores dificuldades, caindo no grupo B, junto com São Paulo, América-RJ e Coritiba.

O primeiro jogo já quase custou o campeonato – uma derrota por 2 a 0 frente ao São Paulo obrigou os comandados de Oswaldo Brandão a vencerem os outros dois adversários e torcerem por um tropeço do rival. Graças aos 3 a 1 no América-RJ e aos 3 a 0 no Coritiba, aliado a uma derrota são paulina, o Alviverde avançou à semifinal.

Com a vantagem do empate, já que detinha a melhor campanha geral, o Alviverde segurou um 1 a 1 contra o Internacional do zagueiro Figueroa e, na final, nem o ataque comandado por Jairzinho foi capaz de furar a defesa palmeirense – Botafogo e Palmeiras ficaram no 0 a 0 em um Morumbi com quase 60 mil espectadores. O melhor time do torneio confirmou o favoritismo e conquistou seu quinto Brasileiro, sendo o primeiro título no âmbito nacional da Segunda Academia.

Campanha
Jogos: 30 (16 vitórias, 10 empates e 4 derrotas)
Gols marcados: 46
Gols sofridos: 19
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações