O gol do árbitro José de Assis Aragão

Por Victor de Andrade

A bola indo para o fundo das redes, depois de desviar em Aragão (foto: acervo A Gazeta Esportiva)

Imaginem a cena. O time de seu coração está vencendo um de seus rivais e já nos acréscimos, o adversário tem um escanteio a favor. Na cobrança, após bate-rebate, a bola bate no árbitro da partida e balança as redes, empatando o jogo. Você ficaria doido, certo? Pois isto aconteceu em 9 de outubro de 1983, em um Santos e Palmeiras, no Morumbi, válido pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Naquela época, o Verdão vivia um pequeno tabu: estava a quase quatro anos sem derrotar o Peixe. E o pior é que aquela partida se encaminhava para mais uma derrota do Palmeiras, já que o Santos vencia a partida pelo placar de 2 a 1.

Os minutos passavam e o Palmeiras não conseguia marcar o gol de empate. Até que aos 47', o Palmeiras teve um escanteio a seu favor. Depois de um bate-rebate, a bola sobrou nos pés do meia Jorginho, que arriscou um chute que estava indo para fora. Porém, no meio do caminho estava José de Assis Aragão.

A 'pelota' foi em cima do árbitro. Aragão ainda faz um movimento para trás, como se estivesse tentando desviar da redonda. Mas não teve jeito! A bola bateu nas canelas de Aragão e morreu no fundo das redes do gol defendido por Marola. Como na regra o árbitro é neutro e se a bola bate nele, o jogo continua, o gol foi validado: 2 a 2 no placar do Morumbi.

Veja como foi o gol

Os jogadores santistas foram para cima de Aragão, loucos pelo o que tinha acontecido. Apesar do mal posicionamento do árbitro, ele nada pôde fazer e teve que fazer o que a regra diz. Com isto, o Palmeiras evitava mais uma derrota em um ano péssimo para o clube.

“O gol do Palmeiras, com participação direta do árbitro Assis Aragão, acabou dando ao clássico de ontem um final hilariante”, escreveu o jornal A Gazeta Esportiva em 10 de outubro de 1983, dia seguinte do clássico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações