Dalmo - O autor do gol mais importante da história do Santos FC

Com informações do Centro de Memória e Estatística do Santos FC
Fotos: Arquivo Santos FC

Dalmo fez 369 partidas e marcou quatro gols pelo Peixe, sendo um deles o mais importante do clube

No dia 19 de outubro de 1932, nascia em Jundiaí, no estado de São Paulo, o inesquecível Dalmo Gaspar, um lateral-esquerdo que formou no melhor time que o Santos Futebol Clube já teve. Aliás, o ex-jogador ficou marcado na história do clube por ter marcado, de pênalti, o gol que deu o título de campeão mundial de 1963, contra o Milan, no Maracanã.

Dalmo estreou no Peixe no dia 26 de outubro de 1957, na vitória diante do Palmeiras por 4 a 3 no Pacaembu, em partida válida pelo Campeonato Paulista com Pagão marcando 2 gols, Pelé um e Edgard marcando contra a favor do Santos que formou com: Laércio, Dalmo e Mauro Torres; Fiote, Ramiro e Zito; Tite, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

O craque iniciou sua carreira no Paulista de Jundaí, indo depois para o Guarani e sendo contratado pelo Peixe para consagrar-se no futebol mundial. Ganhou na Vila os seguintes títulos: Campeão Paulista (1958/60/61/62/64), Campeão Brasileiro (1961/62/63), Campeão da Libertadores (1962/63), Campeão Mundial (1962/63), Campeão do Torneio Rio-São Paulo (1959/63).

O pênalti contra o Milan

Dalmo será sempre lembrado pelos santistas pelo gol de pênalti que deu ao Santos o seu segundo título mundial na vitória por 1 a 0 diante do Milan no Maracanã em 1963. Ele jogou no Alvinegro 369 partidas, marcando 4 gols no período de 1957 a 1964. Quando deixou o Peixe, quem assumiu a lateral-esquerda foi Geraldino.

Dalmo, que era funcionário público aposentado, era casado com dona Maria Carbonari Gaspar e era pai de Ana Paula Gaspar e Fábio Gaspar e avó de 3 netos. O valente Dalmo Gaspar faleceu na sua Jundiaí, cidade que faz divisa com a Serra do Japi, no dia 02 de fevereiro de 2015.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações