10 de Outubro de 1947 – A primeira edição da Gazeta Esportiva

Por Lucas Paes


Há 71 anos, num dia como hoje, foi fundada a Gazeta Esportiva, um dos maiores jornais esportivos da história do Brasil. Criador de diversos prêmios que se tornaram famosos no futebol nos anos seguintes, o periódico ganhou um nome e uma credibilidade tão grandes que se refletem até os dias atuais, mesmo que a Gazeta hoje exista só em forma de site e não mais como jornal. 

O jornal na verdade começou como uma coluna esportiva em uma página do periódico A Gazeta, de propriedade de Casper Líbero, um dos mais célebres jornalistas da história do Brasil. Em 1928, a popularidade da coluna tornou-a um suplemento do jornal, denominado A Gazeta – Edição Esportiva. Em 1947, três anos depois da morte do jornalista que dá nome à uma das maiores faculdades de jornalismo do país, Carlos Joel Noelli fundou a Gazeta Esportiva, que já nasceu apoiada em grandes sucessos da Gazeta, como a corrida de São Silvestre e a Prova Ciclística Nove de Julho. 

O jornal foi extremamente bem sucedido. Era referência no Brasil e no Mundo na cobertura de diversas modalidades, sendo o futebol impulsor enorme onde as maiores contribuições vieram. A maioria dos nomes de clássicos que conhecemos hoje, como o SanSão entre Santos e São Paulo, o Derby entre Palmeiras e Corinthians, o Majestoso entre corintianos e são paulinos e o Choque-Rei entre Palmeiras e São Paulo. Todos esses nomes são obras de Thomas Mazzoni. 

Entre as contribuições e premiações, talvez a mais famosa não seja exatamente criação da Gazera, mas um legado que ela aproveitou. Depois do fim da CBD, o jornal continuou a distribuir a gratificação da Fita Azul, para times que faziam excursões fora do Brasil e voltavam invictos. No jornalismo, a credibilidade do veículo era tão grande que surgiu a frase: “Se a Gazeta Esportiva não deu, ninguém sabe o que aconteceu”. Para se ter uma ideia do tamanho que o periódico atingiu, durante a Copa do Mundo de 1958 saiam 4 edições por dia, atendendo a demanda absurda e atualizando informações. Um precursor do que temos hoje. 

Aliás, ser inovador estava no DNA da Gazeta. Em 1997, quando a Internet ainda engatinhava no planeta, surgiu o site gazetaesportiva.com, que replicava o conteúdo do jornal impresso. Em 2001, já antevendo de certa forma a crise pelo que o jornal impresso passaria e evitando problemas maiores financeiros, a Gazeta passou a operar exclusivamente via web, sendo assim o fim da edição impressa. 

Porém, o legado não morreu. A Gazeta Esportiva segue existindo como site de notícias esportivas, sendo um dos mais importantes do Brasil até os dias atuais. Constantemente atualizado, com uma linguagem adaptada ao formato web, o portal seria motivo de orgulho para Cásper Libero. Mesmo que suas páginas não sejam mais folheadas por gente de diversos cantos, credos e tipos do Brasil, suas noticias seguem a um clique de distância do povo brasileiro, dando sobrevida a um dos maiores veículos esportivos do país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações