Grêmio - Em 1989, o primeiro campeão da Copa do Brasil

Com informações do site da CBF

O Grêmio que conquistou a primeira Copa do Brasil da história, em 1989

O Grêmio foi o primeiro campeão da Copa do Brasil, de forma invicta, em 1989, ano de estreia da competição no calendário nacional. A campanha vitoriosa do time gaúcho teve dez jogos disputados, com oito vitórias e dois empates. Melhor equipe do campeonato, o Grêmio terminou a competição com o melhor ataque (2,3 gols por partida) e a defesa menos vazada (0,4 gols sofridos por jogo). O Imortal não economizou nas bolas na rede e emplacou três goleadas.

A Copa do Brasil era uma novidade. Depois de diminuir o número de participantes do Brasileirão, a partir de 1987, a Confederação Brasileira de Futebol criou a participação, nos moldes das copas dos países europeus, para que equipes de alguns estados que não tinham representantes da elite pudessem enfrentar os grandes times brasileiros.

De forma arrasadora, o Grêmio iniciou a caminhada sem dar chances aos adversários. Nas três primeiras fases, contra Ibiraçu/SE, Mixto/MT e Bahia, foram seis vitórias sem levar gol. Na sequência, tanto na semifinal quanto na final, o Tricolor Gaúcho abriu os confrontos empatando fora de casa e decidiu a vaga dentro do Olímpico.

Contra o Flamengo, na semifinal, após o empate em 2 a 2 no Maracanã, o Grêmio goleou o Rubro Negro por 6 a 1 em Porto Alegre, em jogo que ficou para a história da competição, e avançou. Na decisão contra o Sport, o título veio após empatar sem gols em Recife e vencer por 2 a 1 no Olímpico.

Reveja o título do Tricolor Gaúcho

Relembre a trajetória do campeão:

PRIMEIRA FASE
19 de julho - Ibiraçu/SE 0 x 1 Grêmio - no Engenheiro Araripe 
22 de julho - Grêmio 6 x 0 Ibiraçu - Olímpico

OITAVAS
26 de julho - Mixto/MT 0 x 5 Grêmio - José Fragelli 
29 de julho - Grêmio W.O. 1 x 0 Mixto - Olímpico

QUARTAS
5 de agosto - Bahia 0 x 2 Grêmio - Fonte Nova
12 de agosto - Grêmio 1 x 0 Bahia - Olímpico

SEMIFINAL
16 de agosto - Flamengo 2 x 2 Grêmio - Maracanã
19 de agosto - Grêmio 6 x 1 Flamengo - Olímpico

FINAL
26 de agosto - Sport 0 x 0 Grêmio - Ilha do Retiro
2 de setembro - Grêmio 2 x 1 Sport - Olímpico
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações