A Croácia faz história!

Por Victor de Andrade
Fotos: Getty Images.com/Fifa.com

Jogadores croatas comemorando a vaga na decisão: mais uma história sendo escrita

A Seleção Croata está fazendo história nesta Copa do Mundo Fifa Rússia 2018. Depois de uma primeira fase com 100% de aproveitamento, oitavas e quartas de final com prorrogação e pênaltis, a Croácia está na final do Mundial pela primeira vez na história. O time quadriculado bateu de virada a Inglaterra, por 2 a 1, com o gol da vitória saindo no tempo extra, no Estádio Luzhniki, em Moscou.

Foi incrível o que aconteceu no gramado do principal campo da Copa do Mundo. Até porque, como aconteceu nos dois outros jogos da Croácia no mata-mata do torneio, ela saiu atrás na partida. Porém, era um jogo que não tinha favorito. Apesar de ter mais camisa e um título mundial, não dava para cravar a Inglaterra como dona do jogo e foi isto que aconteceu.

Porém, não dá para negar que o "English Team" foi superior na primeira etapa. Além de ter aberto o marcador com Trippier, logo aos 5 minutos de jogo, em cobrança de falta, os ingleses quase ampliaram com Harry Kane, o artilheiro do Mundial até aqui, com seis gols. Ele meteu uma bola na trave em lance anulado erroneamente pela arbitragem por impedimento. Porém, se caso fosse gol, era bem provável que o VAR corrigiria a marcação.

Na segunda etapa, a Croácia foi equilibrando o jogo até passar a dominar as ações e aí entrou em ação Perisic. aos 23 minutos, ele empatou o jogo, se antecipando à defesa inglesa, e logo em seguida, em chute cruzado, mandou a bola na trave. Os croatas eram melhores na partida e parecia até que a Inglaterra não teria forças para reagir. E foi o que ocorreu até o fim do tempo regulamentar. Porém, o time quadriculado também não conseguiu marcar e a decisão foi para a prorrogação.

Comemoração do gol de Mandzukic, que colocou os croatas na final

Depois de ter jogado dois tempos extras e duas decisões por pênaltis, o medo era que a Croácia morresse fisicamente nos 30 minutos adicionais. Porém, não foi o que aconteceu. Com um misto de vontade e melhor futebol, os croatas dominaram os ingleses, que só chegavam ao ataque em bolas aéreas, lembrando demais a forma como o futebol na terra da rainha ficou conhecido, mesmo eles tendo deixado de lado isto a anos.

Mas o melhor jogo da Croácia foi premiado aos 4 minutos do segundo tempo da prorrogação. Mandzukic se aproveitou da parada da zaga inglesa e bateu cruzado com a perna esquerda, sem chances para Pickford: era o gol que levava os croatas à decisão! Um gol para a história! É a primeira vez que um país que saiu da antiga Iugoslávia chega à final de uma Copa do Mundo, feito que nem a própria Iugoslávia conseguiu. Agora é esperar o confronto entre Croácia e França.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações