Carlos Bilardo - O cão de guarda do Estudiantes

Por Lucas Paes


Campeão do mundo como treinador da Seleção Argentina em 1986, Carlos Bilardo teve grande destaque como jogador. Com passagens por San Lorenzo e Deportivo Español, foi vestindo as cores do Estudiantes de La Plata que o Doctor fez sucesso. Bilardo era o cão de guarda do maior time já montado pelos Pincharratas.

Em um time que tinha nomes do peso de Jorge Solari e Juan Ramón Verón (pai de "La Brujita" Verón), porém era formado por muitos garotos, Bilardo, nascido em 16 de março de 1939, fazia o papel do cão de guarda experiente no meio de campo. Foram 5 anos na equipe de La Plata. Naquela metade de década, os Pichas viveram seu período mais glorioso. Primeiro ganhando o titulo do Metropolitano de 1967, um dos torneios nacionais argentinos na época, segundo do time e primeiro na era profissional. Depois, o Leão tomou a América de assalto.

Billardo fez 175 jogos pelo Estudiantes

Nos anos de 1968, 1969 e 1970, o Estudiantes pintou a América do Sul com as cores vermelha e branca e assombrou três dos principais times do continente. Primeiro, o Palmeiras de Ademir da Guia e cia. Ilimitada, uma academia de futebol que não foi páreo para os argentinos. Depois, o Nacional, que ainda buscava a primeira Libertadores. Por último, um título em cima do gigante Peñarol, depois de eliminar com um verdadeiro passeio o River Plate. Além disso, o Mundial Interclubes de 1968, vencido em cima do Manchester United de Sir Bobby Charlton e cia.

Depois de três anos, 175 jogos e onze gols com a camisa picharrata, Bilardo deixou o futebol profissional em 1970. No ano seguinte, se tornaria treinador no próprio Estudiantes. Na casamata conquistaria o maior título de sua carreira, a Copa do Mundo de 1986, pela Argentina, título que faz com que tenha um enorme respeito do povo platense até hoje.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. O Pincha é o 3º grande da Argentina empatado com o River.
    1ºBoca 2º Independiente 3º Estudiantes River 5º Velez.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações