60 anos da tragédia do United: do acidente aéreo ao título da Champions

Por Alexia Faria

O acidente matou oito jogadores do elenco do Manchester United

Para os mais novos, o acidente envolvendo o time da Chapecoense foi a pior tragédia aérea envolvendo um time de futebol. Mas, décadas atrás, um outro time também passou por um problema semelhante. Em 6 de fevereiro de 1958, em Munique, o time do Manchester United envolveu-se em um acidente que matou 23 pessoas, sendo oito jogadores.

Antes do trágico acidente, o time estava em festa. A equipe tinha empatado com a equipe do Estrela Vermelha da então Iugoslávia, pela Champions League, e se garantido nas semifinais. Eles desembarcaram em Munique para o reabastecimento do avião, que vinha de Belgrado.

A equipe que estava no acidente

E então com neve e lama presentes na pista de decolagem, o avião modelo Airspeed Ambassador AS-57, segundo a publicação na Flight Safety, atravessou uma pequena estrada, bateu em uma casa e uma árvore. Ele só parou quando se chocou com uma garagem de madeira (que pegou fogo) e um caminhão. 

Neste acidente 21 pessoas sobreviveram, e nesse meio, alguns nomes fizeram história no futebol mundial. Bobby Charlton, que tinha 20 anos na época, é um desses grandes nomes desta história. O meia-atacante sofreu uma concussão com o acidente, e ficou internado por duas semanas. Ele pensou em parar de jogar por um tempo, mas, ao ver dois companheiros de time (Harry Gregg – goleiro, e Bill Foulkes – zagueiro) em campo novamente, Bobby mudou de ideia.

O clube, todos os anos, recorda do acidente

Em menos de um mês o craque voltou aos campos, e ainda integrou o elenco da seleção nacional na Copa da Suécia, em junho. Menos de uma década depois o maior jogador inglês tornou-se campeão do mundo, na Copa de 1966. Bobby, o sobrevivente, ergueu a taça no Wembley. 

Dois anos depois, no mesmo estádio, Charlton levou o Manchester United à sua primeira conquista da Champions League, com o comando de Matt Busby. A final foi contra o Benfica (Portugal), e o craque marcou dois gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações