Voltamos à velha discussão de quem é o melhor no futebol

Por Lula Terras

Renato Portaluppi ou Cristiano Ronaldo: quem foi o melhor?

Terminada a disputa para ver quem ficaria com o título Mundial de 2017, que ficou com toda a justiça com o Real Madrid, tive minha atenção voltada para uma nova polêmica, que vem movimentando a imprensa esportiva brasileira. Acredito que tenha sido com o objetivo de colocar um ingrediente a mais na disputa, Renato Portaluppi, treinador do Grêmio Porto-alegrense, vice-campeão mundial, com justiça, disse que jogou mais bola que o Cristiano Ronaldo que, por sua vez, garante ser o melhor da história.

Renato, sem dúvidas, foi um grande talento do futebol brasileiro, nas décadas de 80 e 90, período em que o talento individual dos atletas era mais destacado do que a obediência técnica, como acontece nos dias atuais, em que se destacam Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar Júnior, com lampejos, que fazem lembrar os bons tempos do futebol brasileiro.

Edu era muito hábil

Uma vez colocada a questão, eu resolvi dar meu pitaco, amante que sou do futebol dos tempos, em que se davam bem, aqueles que nasceram para a coisa e não, atletas medianos, mas com obediência tática. Hoje, o Renato não se destacaria na seleção brasileira, assim como, Cristiano Ronaldo, naqueles tempos, seria apenas um bom coadjuvante. Partindo daí, o meu voto vai para o Renato, que sabia o que fazer com a bola no pé.

Por tudo que foi dito vou mais além da discussão. Para mim, tirando Pelé, que está fora da avaliação, por questões óbvias, melhor que Renato, Cristiano Ronaldo e até mesmo, do que Messi, que não pode ficar de fora do debate, aquele que melhor vi jogar foi o Edu, que jogava com a mesma maestria, em qualquer posição do ataque, do Santos FC. Infelizmente, faltou maior foco em sua carreira, mas, para mim valeu tudo o que vi fazer entre as quatro linhas. Jonas Américo Eduardo, o nosso Edu, está entre os maiores ídolos que tenho no futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações