Em 1968, a Rainha da Inglaterra 'curvou-se' ao Rei do Futebol

Por Lucas Paes

Rainha Elizabeth II e Pelé: nobres em suas áreas

A Inglaterra é o país inventor do futebol. Assim como no Brasil e em diversos outros países, o esporte entra em diversas camadas da sociedade e no caso dos ingleses até na nobreza. Em 1968, surpreendendo ao mais desavisados, a Rainha Elizabeth II teve como um de seus pedidos, ao vir ao Rio de Janeiro, conhecer o Rei Pelé.

Apesar de não ser exatamente fanática, a Rainha tem lá sua admiração e respeito pelo esporte bretão. Em 1968, Pelé já era uma celebridade mundial e tinha fãs em diversos locais do mundo. Para atender ao pedido real, as federações paulista e carioca organizaram um amistoso entre as seleções dos dois estados.

Foi com esse contexto que o príncipe Phillip e a rainha Elizabeth II conheceram o Maracanã naquele 10 de Novembro. O time paulista era baseado no Santos FC enquanto os cariocas tinham a espinha dorsal no Botafogo. As 85 mil pessoas presentes ao Maracanã foram privilegiadas com um jogaço, o que era esperado antes mesmo de a bola rolar.

Cenas da partida

A equipe paulista venceu por 3 a 2. Segundo fontes da época, o Rei do Futebol estava fora de forma, mas marcou um dos gols. Já no finzinho do jogo, o eterno Capitã Carlos Alberto Torres cedeu a faixa para Pelé, para que o atleta do século pudesse receber a taça das mãos reais. 

Após o jogo, o rei Pelé acabou sendo "coroado" com o troféu pela rainha Elizabeth II, que está viva até hoje, sendo a que mais tempo ficou no cargo em toda a história do Reino Unido. Aquela não foi a única honraria dele com a Inglaterra. Em 1997, ele recebeu a medalha de Cavaleiro do Império Britânico, o que o tornaria Sir Pelé (ou Edson), caso ele fosse nascido em terras inglesas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. uma das melhores história do futebol. Entretanto ocorre que o Rei e a Rainha se conhecersm no Palacio em Londres e depois ela quis vjr ao Brasil para ve-lo.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações