Copa América ida e volta - O título paraguaio em 1979

Por Lucas Paes 

O time paraguaio campeão da Copa América de 1979: a base era do Olimpia

Torneio de seleções mais antigo do mundo, a Copa América começou a ser realizada em 1916, com sede na Argentina. Até então chamada de Campeonato Sul-Americano de Seleções, a competição era sempre disputada em uma sede até a edição de 1967. Em 1975, depois de oito anos, a Conmebol reorganizou o torneio, que voltou a ser disputado com duas novidades: houve a mudança de nome, para Copa América, e também não haveria sede fixa. Os jogos seriam no sistema ida e volta. O formato seguiu assim quatro anos depois. 

Tal mudança ocorreu devido à crise financeira vivida pela Conmebol. Foram disputadas três edições desta forma e O Curioso do Futebol faz uma série contando estas edições. Chegamos ao segundo texto da 'trilogia', sobre o título Paraguaio em 1979. 

O titulo paraguaio veio no mesmo ano do título do Olímpia na Libertadores. Tal fato não foi coincidência, o elenco campeão pela seleção tinha muita gente do Decano de Assunção. Dez jogadores, sendo mais preciso, foram campeões continentais por clube e seleção no mesmo ano. 

O formato manteve-se o mesmo. O atual campeão Peru entrou nas semifinais, se juntando aos três campeões das três chaves de três equipes. No grupo A, Chile e Colômbia empataram com cinco pontos e o saldo de gols classificou os chilenos. A Venezuela terminou na lanterna, levando outra vez a maior goleada do torneio (7 a 0 para o Chile). 

A final contra o Chile foi definida em três jogos

No grupo B, encontravam-se Brasil, Argentina e Bolívia. Os brasileiros terminaram na liderança com cinco pontos, seguidos de perto pelos bolivianos, com quatro. A Albiceleste terminou na lanterna com três. A vitória da Seleção Canarinho sobre os argentinos trouxe o recorde de público daquela edição, com 130 mil pessoas no dia 2 de agosto, no Maracanã.

No grupo C, o futuro campeão Paraguai liderou com seis pontos, seguido pelo Uruguai com quatro e o Equador com dois. As vitórias sobre os equatorianos fizeram diferença para os paraguaios, já que a Celeste Olímpica empatou dois dos quatro jogos que fez na primeira fase.

Em uma das semifinais, o Chile, do icônico Caszely, pegou o Peru, que defendia o título, e graças a dois gols daquele que seria o melhor jogador do torneio, a 'La Roja' venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Estádio Nacional de Lima. O empate sem gols no Nacional de Santiago deu a vaga na decisão aos chilenos. 

Na outra semifinal, o confronto foi entre Brasil e Paraguai. No primeiro jogo, na panela de pressão do Defensores del Chaco, Vitória paraguaia por 2 a 1, gols de Eugênio Morel e Talavera para a Tricolor e Palhinha para os Canarinhos. Na volta, jogaço e empate por 2 a 2 no Maraca. Gols de Sócrates e Falcão para o time da casa e Milcíades Morel e Romero para os visitantes. 

Grande comemoração dos paraguaios

A decisão foi então entre Paraguai e Chile. No primeiro jogo, no Defensores del Chaco, vitória paraguaia por 3 a 0 (Romero duas vezes e Milcíades Morel). Na volta, no Nacional de Santiago, vitória chilena por 1 a 0, gol de Rivas. Outra vez, teríamos terceiro jogo.

O duelo de desempate foi marcado para o dia 11 de dezembro, no José Amalfitani, em Buenos Aires. Com um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o Paraguai levou o título pelos gols feitos na decisão (3 a 1), comemorando a conquista no vazio estádio do Velez (apenas 6 mil presentes.). 

A artilharia da competição ficou com Penedo, do Chile, e Eugênio Morel, do Paraguai. Carlos Calszely foi considerado o melhor jogador da Copa América. Foi a segunda conquista paraguaia, em um ano maravilhoso para o futebol do país, que ainda teve o Olímpia conquistando o Mundial Interclubes. Apesar da finalíssima rolar já em 1980, o título se referiu a 1979.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações