Um grito e bola na rede! O Gol Show do SBT

Por Lucas Paes

Tela de abertura do Gol Show

Gol show foi um programa exibido pelo SBT entre os anos de 1997 e 2002. Inicialmente, era uma atração que ocorria dentro do Domingo Legal do Silvio Santos. O quadro ocorria através de uma interação com o público, que através de uma ligação telefônica, acionava um canhão que cobrava pênaltis através de um comando de voz com a palavra "gol". Havia premiações para quem acertasse o gol, a trave ou o ângulo (a principal, que valia um milhão de reais e ocorreu apenas uma vez). Um goleiro era sempre convidado e o primeiro foi Chilavert. 

O programa teve o comando de três diferentes apresentadores. Primeiro, em 1997, Silvio Santos. Depois, em 1998, como um programa solitariamente e não mais uma atração (trazendo novidades como apresentações de artistas e outras brincadeiras), o folclórico narrador Silvio Luiz passou a comandar a festa. Em 2002, já no último ano, Luis Ricardo e Babi Xavier apresentavam.

Silvio Luiz foi um dos apresentadores

Em 28 de Dezembro de 1997, o programa distribuiu R$ 500 mil em barras de ouro para Neila Fátima Bernardes de Almeida. Com isto, a Associação de Apoio a Criança com Deficiência (AACD) e a Associação Obra do Berço dividiram também o mesmo valor.

Já o prêmio máximo de R$ 1 milhão saiu veio com Eliseu, de Campo Grande (MS), na edição especial do Teleton em 1998. Ele acertou o ângulo e levou a premiação completa para casa. O goleiro que sofreu tal gol foi o filho do Rei Pelé, Edinho, que jogava no Santos na época. 

Primeira edição, em 1997

As gincanas com o principal esporte do país e um formato bastante leve levaram o Gol Show a ter sempre uma boa audiência. Foi um dos primeiros programas a usar o sistema de telefone 0900, que buscava evitar o congestionamento de linhas e ainda oferecia lucro para a emissora e para as empresas de telecomunicação, apesar de não ser tão caro para o telescpetador. Tal fato criou diversas polêmicas com o Ministério da Justiça, que considerava a prática ilegal.

O programa saiu da grade do SBT em 2002 (quando acabou substituído pelo Show do Milhão.). Em 2016, foi estudada a possibilidade da volta da atração para a grade do canal, nas comemorações do 35º aniversário, mas isso ainda não ocorreu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações