"A moeda caiu em pé" e o São Paulo foi campeão em 1943

O São Paulo campeão Paulista em 1943. O primeiro do Tricolor no Pacaembu

No dia 3 de outubro de 1943, há exatos 74 anos, o São Paulo enfrentou o Palmeiras no Pacaembu e, com o empate em 0 a 0, obteve o resultado que precisava para sagrar-se campeão paulista daquela temporada. Foi o primeiro título de competição oficial do Tricolor no então ainda jovem Estádio Municipal de São Paulo (inaugurado em 1940 e que somente em 1961 foi batizado com o nome do são-paulino Paulo Machado de Carvalho).

Em meados dos anos 40, o Tricolor batalhava para conquistar o posto de grande potência no futebol paulista. A contratação de Leônidas, em 1942, foi o primeiro passo. Com ele, Luizinho, King e outros grandes jogadores, o São Paulo passou a ser visto como favorito ao certame. Mas não na opinião de todos...

O jogo decisivo contra o Palmeiras

Reza a lenda que na reunião do conselho arbitral que definiria o regulamento do Campeonato Paulista de 1943, os presidentes dos times debateram normas e mais normas, detalhes após detalhes quando, encerrada a discussão, um dirigente ou repórter teria afirmado que tudo aquilo não seria necessário, que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. Se ao cair desse cara, o campeão seria o Corinthians, e se desse coroa, o Palmeiras - até então os tradicionais favoritos.

- "Mas e o São Paulo?" - Questionaram-se, levando a dúvida também ao representante do Tricolor. Como toda mitologia que se preze, muitas versões diferentes existem a partir daqui. Alguns dizem que esse homem foi Décio Pedroso, presidente são-paulino. Outros contam que era Frederico Menzen ou ainda Porphyrio da Paz (sabe-se que este não foi, pois prestava serviço militar em Natal, no período).

Capa de "O Esporte" sobre o título do Tricolor

Em uma das histórias, um dos cartolas rivais ou dos jornalistas presentes teria afirmado: "Só se a moeda cair de pé!". E os dirigentes tricolores compraram a ideia, afinal éramos o Clube da Fé: "A moeda vai cair de pé!". O São Paulo tratou de se reforçar mais ainda. Trouxe Zezé Procópio, Noronha, Ruy, Zarzur e Sastre - que os rivais chamavam de "Desastre", por considerá-lo velho - e o time deslanchou. 

No dia 3 de outubro de 1943, após uma belíssima campanha e um empate em 0 a 0 com o Palmeiras, no Pacaembu, a moeda caiu de pé e o São Paulo sagrou-se pela segunda vez campeão paulista em sua história, a primeira desde a fundação. Há exatos 74 anos!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações