Nelson Tapia no Santos

Por Lucas Paes

Nelson Tápia em ação pelo Santos FC

Nelson Tapia é um ex-goleiro chileno que acabou conhecido no Brasil por ter sido contratado pelo Santos como esperança para substituir Fábio Costa, que havia ido jogar no rival Corinthians. Completando hoje 51 anos, o goleiro já era bem experiente quando chegou a Vila Belmiro.

O ano de 2004 foi complicado para o Santos com relação a encontrar goleiros. Após perder o ídolo Fábio Costa para o arquirrival, o Alvinegro Praiano foi ao mercado sul-americano e trouxe Nelson Tápia, experiente goleiro chileno, com 37 anos na época e passagem pela seleção Roja, onde jogou a Copa do Mundo de 1998 e outras duas edições da Copa América, totalizando 73 partidas.

Foram 35 jogos com a camisa do Santos 

No Peixe, apesar de chegar como esperança para dias de estabilidade no gol, acabou não conseguindo ter um bom desempenho, misturando partidas boas e ruins durante o ano de 2004. Acabou aos poucos sendo preterido por Júlio Sérgio e depois por Mauro, que assumiria a vaga de titular na parte final da temporada e acabaria se tornando titular até o ano seguinte.

Sem conseguir manter uma irregularidade, jogou 35 jogos no Peixe. Apesar de perder a vaga de titular, acabou sendo Campeão Brasileiro com o time, em 2004. Sem um desempenho satisfatório, conseguiu um acordo para retornar ao Cobreloa, do Chile e depois foi para o Junior Barranquila, da Colômbia onde se aposentaria no ano seguint, aos 39 anos.


Tápia faz lambança em partida contra o Vasco, no São Januário

Antes do Santos, Tápia passou por O’Higgins, Deportes Temuco e Universidad Católica (Chile), Velez Sarsfield (Argentina), Desportes Puerto Mont, Union Española e Cobreloa (Chile). Atualmente, Tápia é treinador do Independiente de Cauquenes, time da terceira divisão de sua terra natal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Me lembro do Tapia no Santos, realmente foi bem irregular mas tinha bastante personalidade.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações