Arthur Friedenreich - O primeiro grande craque brasileiro

Com informações do site oficial da Federação Paulista de Futebol

Pela Seleção, Friedenreich fez 29 jogos e marcou 22 gols, conquistando dois Sul-Americanos

Em São Paulo, no dia 18 de julho de 1892 nascia Arthur Friedenreich, apelidade de 'El Tigre' e considerado o primeiro craque do futebol brasileiro, com passagens por clubes como Germânia, Ypiranga, Mackenzie, Paulistano, Santos e São Paulo, além da Seleção Brasileira.

Filho de comerciante alemão com uma professora brasileira, o jovem Friedenreich começou a jogar futebol na cidade de São Paulo e passou por clubes que hoje são apenas sociais, como Germânia, atual Pinheiros, Mackenzie, Ypiranga e Paulistano.

Pelo Paulistano, o grande craque do maior time do amadorismo em São Paulo

Com muita técnica e capacidade de improviso, logo se destacou no esporte que estava em ascensão no país. No Paulistano, chegou ao seu auge ao conquistar em seis oportunidades o campeonato paulista (1918, 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929). Na sequência, após a extinção do clube onde se consagrou, atuou pelo primeiro São Paulo FC (o São Paulo da Floresta, predecessor do atual Tricolor) em 1930, onde foi campeão estadual em 1931 e marcou 102 gols em 124 jogos, sendo atualmente o 18º maior artilheiro do clube.

Também foi artilheiro da competição estadual nove vezes - sete pelo Paulistano e um pelo Mackenzie e Ypiranga - e foi considerado o quinto maior jogador brasileiro do século XX pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, sigla em português).

Campeão Paulista em 1931 pelo São Paulo da Floresta

Pela Seleção Brasileira, estreou em 1914 em uma derrota por 3 a 0 num amistoso contra a Argentina, marcou 10 gols em 23 gols e foi campeão em duas edições da Copa América (1919 e 1922) e vice em 1921, além da Copa Roca em 1914. O atleta ficou de fora da Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, devido ao boicote dos paulistas à Seleção. Portanto, o jogador nunca disputou o Mundial.

Por ser contra a profissionalização do futebol, 'El Tigre' encerrou a sua carreira no Flamengo, em 1935, quando tinha 43 anos de idade e 26 como jogador de futebol. Antes, chegou a parar de jogar durante alguns meses para se juntar aos paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932. Depois de parar de jogar, Friedenreich ainda trabalhou em uma companhia de bebidas e faleceu na capital paulista em 6 de setembro de 1969, aos 77 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações