Copa Paulista 2016 - A briga por uma vaga em competição nacional

Por Victor de Andrade e Juliano Ravanelli


Começa neste fim de semana, com 26 equipes, a Copa Paulista 2016, competição de segundo semestre da Federação Paulista de Futebol que envolve os times que jogam as Séries A-1, A-2 e A-3 do Estado. Para este ano, o torneio dá uma vaga para a Copa do Brasil e outra para a Série D de 2017. O campeão terá direito a escolher entre as duas opções, com o vice ficando com a outra opção.

O principal destaque para a edição deste ano é a volta dos grandes clubes. Santos, campeão em 2004, e São Paulo estarão presentes na disputa. Além da dupla SanSão, Bragantino, na Série B, e Ituano, na Série D, são outras duas equipes que estarão jogando uma competição nacional simultaneamente à Copa Paulista. Vale lembrar que o campeão de 2015 foi o Linense. Vamos aos participantes:

GRUPO 1
CATANDUVENSE - MARÍLIA - MIRASSOL
OLIMPIA - PENAPOLENSE – VOTUPORANGUENSE

O Catanduvense será treinado por Sérgio Caetano e contratou muito, sendo vários atletas do Rio Preto (que arcará com os salários). Rebaixado para a A-3 do Paulistão, o Marília reformulou totalmente o elenco, com destaque para Luciano Gigante, meia de 35 anos. A equipe que será treinada por Ivan Izzo (campeão da Copa Paulista treinando o Santo André em 2014). Promovido à Série A-1, o Mirassol chega para a Copa Paulista com um elenco bem jovem, treinado por Raul Cabral e liderado pelo ídolo Xuxa.

O Olimpia será treinado por José Francisco de Oliveira e contratou mais de 20 atletas pra competição, com destaque para o zagueiro Rafael Caldeira, ex-Santos, Botafogo/SP, Guarani e MAC. O Penapolense chega com o técnico Evaristo Piza e elenco bem experiente, com destaque para o meia André Cunha, de 37 anos (ex-Palmeiras, Ponte Preta e XV de Piracicaba). O Votuporanguense será treinado por Ito Roque e tem um elenco bem rodado. O destaque fica para o goleiro Gatti (ex-Cruzeiro, Mirassol e Guarani) e o meia Paulo Josué (que liderou o time no acesso para a A-2 em 2015).

GRUPO 2
BATATAIS – COMERCIAL – FERROVIÁRIA
INDEPENDENTE – MATONENSE - RIO CLARO - SÃO CARLOS

O Batatais chegou a desistir da competição, mas voltou atrás e vai disputar com uma equipe formada por atletas da região e com o clube às voltas com problemas financeiros. O Comercial será treinado por Marcelo Dias e aposta na experiência do volante Acleisson (capitão no acesso para a A-1 em 2013). A Ferroviária será dirigida por Picoli (já esteve na equipe em 2014) e conta com um elenco jovem, com destaque para o meia Renato Xavier. Após o rebaixamento para a A-3, o Independente aposta em um elenco jovem, treinado por Fernando Alves e com alguns atletas experientes, como os zagueiros Dener Gaúcho e Josimar.

O Rio Claro aposta em um trabalho a longo prazo, tanto que acertou por três anos com o experiente técnico Sérgio Guedes (ex-Portuguesa e Ponte Preta). O São Carlos manteve o técnico Rafael Guanaes e boa parte do elenco que jogou a Série A-2 no primeiro semestre, contratando alguns atletas, com destaque para Alan, volante que chega do Red Bull. Já a Matonense disputará pela a competição pela primeira vez. O treinador será Ciro Rios e o elenco tem média de idade de 20 anos.

Linense foi o campeão no ano passado

GRUPO 3
BRAGANTINO – JUVENTUS – XV DE PIRACICABA
ITUANO – PAULISTA – RED BULL – SÃO PAULO

O Bragantino vai disputar a Copa Paulista com base em seu time Sub-20 e alguns jogadores que não estão sendo aproveitados na Série B do Brasileirão, onde a equipe não vem bem. Alberto Félix, ex-atleta do clube comandará o time na competição. O Juventus jogará o torneio com base na equipe que jogou a Série A-2, mantendo o goleiro André Dias, os zagueiro Salinas e Astorga, além do experiente meia Adiel. O técnico Ailton Silva também continua. O XV de Piracicaba, que será treinado por Cléber Gaúcho, espera fazer uma grande competição, mas o elenco passou por reformulação após o fim do Paulistão.

O Ituano terá um desfalque, no mínimo, inusitado para a estreia. O técnico Vinícius Bergantin não estará no banco de reservas da equipe, pois vai casar no fim de semana. Tarcísio Pugliese, que dirige o time na Série D do Brasileirão, acumulará a função neste domingo. O Paulista de Jundiaí espera fazer uma boa competição e assim apagar o péssimo desempenho na Série A-2 no início do ano. O Red Bull vem para a Copa Paulista pensando no título e contratou o zagueiro Marcos Vinícius, os laterais Bruno e Guilherme Lazaronni, o meia Branquinho e os atacantes Caíque e Erik. Já o São Paulo entra na disputa com o seu time Sub-20, sendo o destaque o volante Banguelê, que já jogou no time principal.

GRUPO 4
FLAMENGO – SÃO CAETANO – ÁGUA SANTA
NACIONAL – SANTOS – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Este grupo já teve uma baixa: o Santo André desistiu da competição após o anúncio dos participantes. Dirigido por Sérgio Santos, o Flamengo de Guarulhos espera ir bem na Copa Paulista e assim superar a decepção na Série A-3, onde perdeu o acesso no final da competição. A equipe fez um jogo-treino, na última semana de preparação, contra o Sub-20 do Corinthians e venceu por 4 a 0. O São Caetano foi outra equipe que foi bem no primeiro semestre, no caso a A-2, e perdeu o acesso nas finais. O Azulão quer voltar à uma competição nacional, buscando a vaga na Série D de 2017 pela Copa Paulista. Já o Água Santa vai para a Copa Paulista pensando no título.

O Nacional, treinado por Douglas Dias, quer fazer um bom papel na Copa Paulista. Para isto, a equipe fez diversos jogos treinos na preparação para a competição. O Santos finalmente vai colocar seu elenco Sub-23 para disputar jogos oficiais, mas terá desfalque de sete jogadores, que foram cedidos para a Portuguesa Santista jogar a Segunda Divisão Paulista (entre eles, Willian e Jean Chera). O Peixe será dirigido por Kleiton Lima, que já treinou as Sereias da Vila e a Seleção Brasileira Feminina. Já o São José dos Campos, que vai ser treinado por Alvaro Gaia, vem para fazer um papel melhor que no primeiro semestre, onde escapou por pouco do rebaixamento para a última divisão do estado.

Confira tabela completa da competição aqui e regulamento aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações