O primeiro jogo do Brasil em Eliminatórias

Julinho Botelho, Humberto Tozzi, Baltazar, Didi e Rodrigues, ataque da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira estreia hoje, dia 8 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo contra o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago. Mas você sabia que o primeiro jogo do Brasil válido pelo torneio qualificatório pra o Mundial de futebol foi contra o mesmo adversário e no mesmo local?

Todos sabem que a Seleção Brasileira esteve presente em todas as Copas do Mundo. Mas só foi disputar um jogo das Eliminatórias apenas em 1954. Para o Mundial de 1930, o Brasil foi convidado. Em 1934 e 1938, a Seleção Canarinho conseguiu sua vaga automaticamente, devido à desistência de outras equipes sul-americanas. Já em 1950, não precisou disputar o torneio por ser o país-sede. 

Portanto, a primeira Eliminatória disputada pelo Brasil foi apenas para a Copa de 1954. O Brasil estava no Grupo 11, junto com as seleções de Peru, Chile e Paraguai. Logo depois do anúncio da tabela, o Peru desistiu de tentar a vaga.

O Brasil fez sua estreia no dia 28 de fevereiro de 1954. Sim, vários jogos das Eliminatórias, no passado, eram realizados no mesmo ano da Copa. O jogo era fora de casa, contra o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago. Além disso, foi neste jogo que Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou a camisa amarela, short azul e meião branco como o uniforme principal da Seleção (ouviu FIFA, nada de uniforme monocromático).

O Brasil em ação na Copa de 1954

A Seleção Brasileira, que entrou em campo com dois remanescentes da Copa de 1950, Bauer e Nilton Santos, e três que seriam campeões do mundo em 1958, o mesmo Nilton Santos, Djalma Santos e Didi, não teve dificuldades para derrotar os chilenos. Com dois gols de Baltazar, o Cabecinha de Ouro e ídolo do Corinthians, um aos 38 do primeiro e outro aos 18 do segundo tempo, o Brasil fez 2 a 0 e iniciou a caminhada para garantir a vaga com o pé direito.

Uma curiosidade importante: a Seleção Brasileira foi a campo com três jogadores do Fluminense (Veludo, Pinheiro e Didi), três da Portuguesa (Djalma Santos, Brandãozinho e Julinho Botelho), dois do Palmeiras (Humberto Tozzi e Rodrigues), e um do Botafogo (Nilton Santos), São Paulo (Bauer, o capitão) e Corinthians (Baltazar).

O Brasil passou facilmente pela qualificatória, ganhando os outros três jogos: 1 a 0 contra o Paraguai, em Assunção, 4 a 1 no mesmo adversário no Rio de Janeiro e 1 a 0 contra os chilenos no Maracanã. Com estes resultados, garantindo sua presença na Suíça.

Ficha Técnica

Chile 0 x 2 Brasil

Data: 28 de fevereiro de 1954
Local: Estádio Nacional
Cidade: Santiago (Chile)
Árbitro: Raymond Vincenti (França)

Chile: Sergio Livingstone; Manuel Álvarez, Rodolfo Almeida e Isaac Carrasco; Ramiro Cortés e Eduardo Robledo; José Valdés (Carlos Rodolfo Rojas), Enrique Hormazábal, Jorge Robledo, René Meléndez e Manuel Muñoz - Técnico: Luis Tirado

Brasil: Veludo; Djalma Santos, Pinheiro e Nílton Santos; Brandãozinho e Bauer; Julinho Botelho, Humberto Tozzi, Baltazar, Didi e Rodrigues - Técnico: Zezé Moreira.

Gols: Baltazar 38' 1T e 18' 2T.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações