Armstrong - um norte-americano no Santos FC

Por Victor de Andrade

Cena rara: Armstrong atuando com a camisa do Peixe (foto: Juha Tamminen)

Desmond Armstrong foi um jogador que fez parte da Seleção Norte-Americana de 1990, que voltou a disputar uma Copa do Mundo depois de 40 anos. O atleta tem outra marca bastante interessante: fez parte do elenco profissional do Santos Futebol Clube em 1991.

Nascido em Washington em 2 de novembro de 1964, Armstrong começou a jogar futebol, o soccer para os estadunidenses, quando foi selecionado por um treinador local para uma escolinha. A partir deste momento, ele decidiu que ia se dedicar ao esporte e, no segundo grau, fez parte do time da Howard High School, em Ellicot City, no estado de Maryland.

A carreira universitária de Armstrong começou na Universidade de Maryland (também conhecida como College Park), onde sempre fez parte do principal time da sua respectiva idade nos anos de 1983, 1984 e 1985. No total ele fez 78 partidas representando a Universidade, marcando 24 gols e dando 18 assistências.

Após a universidade, o defensor começou a jogar em uma liga semi-profissional dos Estados Unidos, pela equipe Fairfax Spartans Club, onde sagrou-se campeão em 1986. Ao mesmo tempo, defendia o Cleveland Force no Indoor Soccer (variação do futebol muito semelhante com o Showbol brasileiro).

Suas atuações chamaram a atenção da comissão técnica da US Soccer (entidade que comandava as seleções norte-americanas do esporte) e Armstrong passou a defender os Estados Unidos em jogos internacionais. O defensor esteve no elenco que disputou o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos de 1988, na Coréia do Sul.

Armstrong pela Seleção Norte-Americana

A partir deste momento, suas convocações se tornaram corriqueiras, e Armstrong esteve entre os 22 jogadores que defenderam os Estados Unidos na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Os norte-americanos voltavam à um mundial de futebol depois de 40 anos e a campanha não foi boa. Porém, nada mais era uma experiência para quatro anos depois, já que a Copa do Mundo de 1994 seria realizada na terra dos ianques.

Enxergando uma ótima jogada de marketing, o Santos Futebol Clube resolveu contratar um jogador estadunidense para fazer parte do elenco do clube em 1991, aproveitando-se do fato de que a Copa seria realizada lá. E Armstrong foi o escolhido.

"Estou animado, para dizer o mínimo", disse Armstrong após o anúncio da contratação. "Indo para o time que foi de Pelé é uma verdadeira emoção e, jogando no Brasil, será o derradeiro desafio para mim. Sempre esteve em minha mente que os brasileiros jogam o melhor futebol. Sempre pensei que seria ótimo se eu tivesse a chance para ir até lá e ver como eu poderia fazer", disse o jogador.

Mas a passagem do jogador norte-americano pela Vila Belmiro foi próxima do fiasco. Armstrong estreou em um amistoso contra a Francana, entrando no segundo tempo, em 27 de fevereiro de 1991. O Santos ganhou a partida por 1 a 0. Três dias depois, o Santos fazia outro amistoso, desta vez contra a Portuguesa Santista, em Ulrico Mursa. No clássico das praias que terminou em 0 a 0, Armstrong substituiu o zagueiro Luis Carlos no decorrer da partida.

A maior chance de Armstrong foi no dia 10 de março. Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o norte-americano foi o titular da lateral direita na derrota para o Flamengo por 1 a 0, em partida realizada no Estádio Caio Martins, em Niterói. Apesar da partida fraca, o técnico Cabralzinho não o substituiu, até por falta de 'peças de reposição'. Esta foi a última vez em que Armstrong vestiu a camisa do Santos em um jogo da equipe principal.


O único jogo oficial de Armstrong pelo Santos

No mesmo ano, o jogador voltou para os Estados Unidos, onde defendeu o Maryland Bays em uma das ligas semi-profissionais do país. Armstrong continuou sendo convocado para a Seleção Norte-Americana, inclusive jogou várias partidas preparatórias para a Copa de 1994, mas ficou de fora da lista final do técnico Bora Milutinovic. Pela seleção, o atleta fez 81 partidas, mas não chegou a marcar gol.

Após a Copa, onde atuou como comentarista da ABC Sports, Armstrong ainda jogou pelo Charlotte Eagles, onde encerrou a carreira com apenas 32 anos. Atualmente, Armstrong atua como técnico e assistente de projetos de desenvolvimento do futebol nos Estados Unidos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações