1914 - O primeiro título carioca do Flamengo

O time campeão de 1914

Apesar de fundado em 1895, o Flamengo só implantou seu departamento de futebol apenas em 1912. E não demorou muito para que o Rubro Negro conseguisse o seu primeiro título com a bola nos pés: o Campeonato Carioca de 1914. Além disso, foi o primeiro ano em que o Flamengo estreou a sua camisa tradicional cobra coral (listras na horizontal).

Naquela época, a pré-temporada já era importante. O Mengão foi a São Paulo, encarar o Mackenzie College em um jogo amistoso. Os times de São Paulo eram considerados mais fortes, no entanto o Flamengo deu trabalho, fazendo um grande jogo, que terminou empatado por 2 a 2. Com isso, o Flamengo chega ao Campeonato Carioca como favorito.

O campeonato era organizado pela Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA). O regulamento previa que o campeão sairia no sistema de pontos corridos, em turno em returno. Além do Flamengo, estavam inscritos para a competição Botafogo, América, Fluminense, Rio Cricket, São Cristóvão e Paysandu.

O Flamengo estreou vencendo o Rio Cricket por 3 a 0. Depois vieram vitórias contra o Paysandu (1 a 0) e dois empates em 2 a 2, contra São Cristóvão e Botafogo. O Flamengo, aos poucos, foi dominando a competição e liderando a tabela de classificação.

A equipe do Fla

Em uma pausa na competição, o Fla aproveitou para fazer uma excursão no Paraná. Depois de derrotar as seleções de Paranaguá e de Curitiba, por 15 x 0 e 9 x 1 respectivamente. Em 6 de setembro, em uma partida contra o Internacional - que mais tarde em 1924 une-se com o América para fundar o Atlético Paranaense - o Flamengo vence por 7 x 1, esse jogo marcou a inauguração do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada). O primeiro gol do estádio foi do rubro-negro Arnaldo.

Na volta à competição, o Flamengo não perdeu o ritmo e só teve apenas uma derrota: 2 a 1 para o Botafogo. O título veio depois de uma vitória de 2 a 1 contra o Fluminense, em General Severiano, no dia 15 de novembro, aniversário do Rubro Negro. Ao final, o Fla terminou a competição com 19 pontos, dois à frente do América e Botafogo.

O goleador do Flamengo na competição foi Riemer, com 8 gols, dois atrás de Bartholomeu, o Bartô, do Fluminense, artilheiro máximo do campeonato. Riemer compunha o time base junto com: Baena, Píndaro, Nery, Ângelo, Miguel, Galo, Arnaldo, Gumercindo, Baiano e Raul.

Ficha Técnica do Jogo do Título

FLAMENGO 2 X 1 FLUMINENSE 

Data: 15/11/1914
Local: Campo da rua General Severiano (Botafogo FC)
Árbitro: Sidney Pullen
Gols: Borgerth, Osvaldo e Riemer 

Flamengo: Baena, Píndaro, Nery, Ângelo, Miguel, Galo, Arnaldo, Borgerth, Orlando, Riemer e Raul. 

Fluminense: Marcos; Vidal, Cardoso, Mayes, Fábio, Pernambuco, Osvaldo, Bartô, Welfare, Carlos Alberto e Ernani.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações