Wanderers - O primeiro campeão uruguaio do Centenario

Equipe campeã uruguaia de 1931

Em 1930, com a realização da primeira Copa do Mundo no Uruguai, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) resolveu não realizar o campeonato local para, assim, se empenhar totalmente na organização do mundial. Para a competição, o país se empenhou na construção do imponente Estádio Centenario, que acabou se transformando em um dos maiores monumentos da história do futebol.

Passada a Copa do Mundo, ganha pelos donos da casa, a AUF começou a reorganizar o futebol local. Com isso, o Campeonato Uruguaio voltou a ser disputado em 1931. Para a disputa, 12 equipes foram destacadas: Bella Vista, Capurro, Central, Defensor, Misiones, Nacional, Olimpia, Peñarol, Racing, Rampla Juniors, Sud America e Montevideo Wanderers. Todos os times de Montevidéu.

Inauguração do Centenario

Com essa característica de todas as agremiações serem da capital, o Estadio Centenario foi utilizado, e muitas vezes, no campeonato local. E, durante a competição, ficou claro que dois times disputariam o título: Nacional, campeão pela última vez em 1924, e Montevideo Wanderers, que havia conquistado a taça pela última vez em 1909.

Ao final, o Wanderers conseguiu conquistar o caneco mais uma vez e de forma invicta. Foram 17 vitórias e cinco empates, fazendo 45 gols e sofrendo apenas 10. A equipe base na competição era formada por Ceriani; Florio e Tejera; Delbono, Ochiuzzi e Lobos; Frioni, Rodríguez, Borjas, Conti e Figueroa.

Na conquista do Clausura 2014. Perderam o título do campeonato para o Danubio

Este foi o último título nacional dos Bohemios, como a equipe é conhecida. Coincidentemente, também foi o último campeonato uruguaio disputado de forma amadora. Em 1932, foi aprovada a profissionalização do futebol charruá.

Na temporada 2013/2014, os Bohemios ficaram muito próximos de conquistar o campeonato uruguaio novamente, após vencerem o Clausura (segundo turno). Mesmo com vantagem, por ter sido o líder da tabela anual, a equipe do Parque Alfredo Victor Vieira perdeu a taça para o Danubio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações