PC Oliveira na Ferroviária. Vai dar certo?

Por Victor de Andrade

PC Oliveira vai conciliar a Ferroviária, no campo, com a Seleção Brasileira de Futsal
(foto: Agence Rio / Divulgação)

A Ferroviária de Araraquara surpreendeu quem acompanha o futebol paulista e anunciou na segunda-feira, dia 13, que Paulo César de Oliveira, ou simplesmente PC Oliveira, experiente treinador de Futsal, inclusive atual ocupante do posto na Seleção Brasileira da modalidade, e coordenador metodológico de treinamentos das categorias de base do futebol de campo do clube estaria assumindo a equipe profissional. Ele substitui Antônio Picoli, que deixou o cargo após a derrota para o Mirassol, por 3 a 1, no último final de semana.

Logo de cara, vem a pergunta: vai dar certo? Sabemos que na base de alguns clubes, principalmente os de poucos recursos, um treinador pode acumular os times de campo e salão na mesma categoria, até porque nos casos de Sub-11 até Sub-17, os garotos jogam as duas modalidades. Mas no profissional é raro! Caso similar lembro apenas de Marco Octávio, treinador da Seleção Brasileira de Beach Soccer nos anos 90, que resolveu se aventurar a dirigir times nos gramados, como na Inter de Limeira, e os resultados foram fracos.

Não dá para negar que PC Oliveira entende de bola no pé, mas será que na modalidade disputada no gramado ele conhece? Para quem não sabe, PC Oliveira tentou a carreira de jogador de futebol de campo na própria Ferroviária (ele é de Araraquara), ainda no final da década de 70. Porém, foi com a bola pesada que fez sucesso, jogando em grandes times na década de 80.

Ao pendurar as chut... ops, os tênis, PC Oliveira virou um grande treinador da modalidade. Campeão em vários clubes por onde, ele conquistou por quatro vezes a Liga Nacional de Futsal (em 1996, com o Internacional, 1998, 2002 e 2003 com a Ulbra), além de vários títulos estaduais e da Taça Brasil. Vale ressaltar que foi ele que praticamente recriou o departamento de Futsal do Corinthians, que passou a render grandes frutos nesta década.
Nota da Ferroviária com o anúncio do novo treinador
 O atual treinador da seleção brasileira de futsal e coordenador metodológico de treinamentos das categorias de base da Ferroviária, Paulo César de Oliveira, será o novo técnico da equipe profissional da locomotiva durante o Paulistão 2017. Paulo César assume a Ferroviária neste Paulistão sem comprometer o seu projeto com a seleção brasileira.
Os grandes trabalhos de PC o levaram à Seleção Brasileira de Futsal em três oportunidades: na primeira, que começou em 2005, ele conquistou a Copa do Mundo de 2008, realizada aqui mesmo no Brasil. Na segunda, entre 2014 e 2015, não dirigiu um jogo sequer, já que o litígio entre jogadores e CBFS acabaram atrapalhando tudo e não houve partidas no período. Após a derrota da Seleção no último Mundial, PC foi recrutado mais uma vez, no início deste ano, para dirigir o time amarelo.

Toda esta experiência nas quadras podem não servir no futebol de campo e é este o medo do torcedor da Ferroviária, time que ainda não pontuou no Paulistão 2017. É claro que ele talvez utilize algumas situações interessantes do Futsal no campo, como a valorização da posse de bola, os passes precisos e a movimentação. Mas, convenhamos, a dinâmica de jogo é muito diferente.

Porém, temos que levar em consideração um fato: uma pessoa com tanto respeito no esporte e reconhecido por seus trabalhos, não iria aceitar este desafio se não se achasse pronto. E é nisso que me apego para não descartar totalmente a escolha da Ferroviária. Aliás, temos que dar o braço a torcer para o clube: eles estão arriscando e muito! São poucas as agremiações que têm coragem de fazer o que o time de Araraquara colocou em prática. Agora é esperar as partidas, avaliar o desempenho, sistema de jogo e os resultados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações