Selegalo?

Selegalo, o time de medalhões que não emplacou (foto: arquivo Atlético Mineiro)

Em 1994, o Atlético Mineiro foi às compras e contratou um pacotão de vários jogadores consagrados do futebol brasileiro. O projeto de grande time do presidente do clube, Afonso Paulino, passou pelo zagueiro Adilson Batista, o lateral-direito Luís Carlos Winck, o volante Darci, o meia Neto e os atacantes Gaúcho e Renato Gaúcho. A imprensa mineira e a torcida, empolgados com as contratações, apelidaram o time de Selegalo.

Mas o que parecia um sonho, virou pesadelo. O elenco de 94 virou uma verdadeira bagunça. Liderado por Renato Gaúcho, que chegou a indicar o treinador de seu interesse, Valdir Espinosa, tinha mais poder sobre o time do que o próprio treinador que ele indicara para comandar a equipe. A desorganização e a desunião daquele grupo eram tanta, que a Selegalo naufragou e acabou virando um dos times mais decepcionantes da história do Atlético.

No Campeonato Mineiro, realizado no sistema de pontos corridos, o Atlético terminou a competição 10 pontos atrás do campeão invicto Cruzeiro. O detalhe é que 1994 foi o último estadual de Minas Gerais com vitória valendo apenas dois pontos. Isto mostra a diferença brutal entre os dois clubes naquele momento. 

Renato mandava mais que o treinador que ele mesmo indicou

No meio do ano, o time já começou a ser desmontado. Neto, por exemplo, foi para o Santos. No Campeonato Brasileiro, o Galo teve um péssimo início, indo jogar a repescagem. O time melhorou nesta fase e, liderado pelo veterano Éder Aleixo e apresentando a promessa Reinaldo, que não vingou, chegou às semifinais daquela competição através do atalho, sendo eliminado pelo Corinthians. 

Em 1995, dois dos jogadores da Selegalo foram muito bem em outros clubes. Renato Gaúcho foi o principal jogador do Fluminense campeão carioca e semifinalista do Brasileirão. Já Adilson Batista foi o grande líder do Grêmio do técnico Felipão, campeão da Libertadores.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações