Atualização - FPF esclareceu o assunto - Confira aqui
Circular enviada aos clubes nesta quarta-feira informa que profissionais precisarão da certificação da CBF para comandar equipes na competição
Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão
A taça do Paulista Sub-20
A Federação Paulista de Futebol (FPF) informou, por meio da Circular nº 380/2026/FPF-PRES, enviada aos clubes nesta quarta-feira (2), que os treinadores precisarão possuir a Licença A de Treinadores da CBF para comandar equipes no Campeonato Paulista Sub-20 Série A a partir de 2027.
A exigência está relacionada à qualificação dos profissionais que atuam no futebol paulista e à regulamentação da CBF para treinadores. A Licença A habilita o profissional a trabalhar na condução de processos de treinamento, gestão e liderança de atletas e equipes do futebol Sub-20, além de competições da primeira divisão estadual e das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro profissional.
Curso será realizado em Jarinu
De acordo com a circular, a CBF, com apoio da FPF, realizará o Curso Licença A para Treinadores em Jarinu (SP), dentro do Programa de Qualificação de Profissionais do Futebol Brasileiro.
O curso terá uma etapa on-line, entre 12 de outubro e 11 de novembro de 2026, e uma etapa presencial, de 16 a 27 de novembro. Nesta última, a presença será obrigatória em 100% das atividades.
Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas sob condições especiais, o profissional deverá estar vinculado a um clube filiado à FPF e possuir o Certificado de Licença B – Treinador de Futebol da CBF.
Clubes têm até 11 de setembro para indicar profissionais
A Federação estabeleceu o dia 11 de setembro de 2026 como prazo final para que os clubes enviem o currículo dos profissionais indicados, acompanhado do comprovante de vínculo empregatício.
A indicação, porém, não garante a participação no curso. Os currículos serão avaliados e os profissionais selecionados serão posteriormente contatados pela FPF para receber orientações sobre inscrição, comprovação dos requisitos e procedimentos de pagamento junto à CBF Academy.
Com a nova exigência, os clubes que disputarem o Paulista Sub-20 Série A em 2027 precisarão se adequar à regulamentação para definir seus respectivos treinadores.

