Guarulhos sofre nova punição no TJD-SP e acumula perda de 15 pontos na Segundona Paulista

Índio Guaru volta a ser penalizado por suposta irregularidade na inscrição de atletas, perdendo mais três pontos. Equipe já tinha perdido 12 no julgamento anterior

Foto: reprodução

Equipe do Guarulhos
Por punições julgadas no TJD-SP, Guarulhos perdeu 15 dos 16 pontos que fez em campo

O Guarulhos sofreu uma nova derrota fora das quatro linhas. Em julgamento realizado na terça-feira (23), o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) determinou a perda de mais três pontos do clube por irregularidades relacionadas à inscrição de atletas na Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2026.

Com a nova decisão, o Índio Guaru chega a 15 pontos perdidos na competição, ficando com apenas um e na lanterna do encerrado Grupo 3 da competição. Além disso, o clube foi multado em R$ 3.750,00.

Nova punição amplia prejuízo do Guarulhos

A penalidade foi aplicada no processo nº 736/2026, conforme a citação nº 70/2026, com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da utilização ou inscrição de atletas sem condições regulamentares de participação.

O caso analisado pelo tribunal teve como base a partida contra o Votoraty, encerrada com derrota do Guarulhos por 4 a 2 na última rodada da primeira fase da competição.

Segundo a denúncia, o clube teria inscrito quatro jogadores acima do limite permitido pelo regulamento: Igor (1997), Lucas Ribeiro (2000), Luís Fernando (2000) e Vinícius Souza (2001).

Entenda a irregularidade apontada

O regulamento da Segundona Paulista estabelece que os clubes podem utilizar atletas nascidos a partir de 2003, além de apenas três jogadores nascidos em 2002 ou antes.

O trecho do regulamento prevê:

"Os clubes poderão utilizar atletas nascidos a partir de 2003 e mais três atletas nascidos em 2002 ou antes para a competição."

A interpretação adotada pela denúncia considera que o limite se aplica ao total de atletas inscritos na competição, e não apenas aos relacionados para cada partida.

Clube já havia perdido 12 pontos

Esta não é a primeira punição sofrida pelo Guarulhos na temporada. Em julgamento anterior, o clube já havia sido condenado pela mesma infração em partidas contra o Flamengo de Guarulhos e o Paulínia.

Na ocasião, o TJD-SP determinou a perda de 12 pontos, resultado que retirou a equipe da zona de classificação para a segunda fase e a colocou na última posição do grupo.

Com o novo julgamento, o total de pontos descontados chegou a 15.

O que prevê o artigo 214 do CBJD?

O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva estabelece sanções para clubes que incluam em súmula ou utilizem atletas sem condições legais ou regulamentares para atuar.

A punição prevista determina:

"Perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória, independentemente do resultado da partida, além de multa que pode variar entre R$ 100 e R$ 100 mil."

A aplicação da norma tem sido o fundamento utilizado pelo tribunal nos processos envolvendo o Guarulhos.


Guarulhos promete recorrer das decisões

O clube publicou um comunicado nas redes sociais informando que já adotou medidas jurídicas e administrativas para tentar reverter as punições.

Segundo a nota, uma manifestação técnica mais detalhada será divulgada nos próximos dias para esclarecer a posição da instituição sobre o caso.

“Em breve publicaremos uma nota técnica com todos os esclarecimentos, detalhando o ocorrido e as ações tomadas, esclarecendo tudo de forma detalhada, sem prejuízo do planejamento para a sequência da temporada de toda a Instituição”, informou o clube.

Na mesma publicação, o Guarulhos classificou a situação como um “grande e injusto golpe” e agradeceu o apoio recebido de torcedores e parceiros durante o processo.
Postagem Anterior Próxima Postagem