Caso gerou revolta nas redes sociais e reforça debate sobre combate ao racismo no futebol
Foto: Mauro Horita / Ag. Paulistão
Hugo Souza pegou três pênaltis e foi ofendido após o jogo
O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, foi alvo de ofensas racistas após a classificação da equipe diante da Portuguesa, no estádio do Canindé, no domingo. As agressões verbais teriam sido feitas por alguns indivíduos no setor destinado aos torcedores da Lusa, após o fim da partida.
Segundo relatos e imagens que circularam nas redes sociais, expressões como “favelado”, “sem dente”, “piolhento, vai cortar esse cabelo” e “passa fome” foram direcionadas ao atleta enquanto ele deixava o gramado após conceder entrevistas.
Caso foi registrado em vídeo
Uma câmera de um veículo de comunicação que estava à beira do campo registrou o momento das ofensas. As imagens rapidamente repercutiram nas redes sociais, gerando indignação entre torcedores e internautas.
De acordo com testemunhas, dois policiais militares que faziam a segurança no local presenciaram a situação, mas não houve intervenção ou prisão em flagrante dos responsáveis.
Arbitragem não registrou ocorrência
O árbitro da partida, Raphael Claus, não relatou o caso na súmula. A possibilidade é que as ofensas tenham ocorrido após a saída da equipe de arbitragem do gramado.
Racismo segue como problema no futebol
O episódio reacende o debate sobre racismo no esporte e a necessidade de medidas mais rígidas para identificação e punição dos envolvidos. Entidades, clubes e torcedores têm intensificado campanhas de conscientização e combate à discriminação dentro e fora dos estádios.
Até o momento, não houve posicionamento oficial das autoridades ou dos clubes envolvidos sobre o caso.
Veja o que aconteceu:
Imagens: JP Esportes

