Foto: Heber Gomes/CBF
A taça da Copa Verde
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quarta-feira (11) os documentos técnicos da Copa Verde 2026. Foram divulgados o Regulamento Específico, a Tabela Básica e o Plano Geral de Ações da competição.
Criada em 2014, a Copa Verde chega à sua 13ª edição e terá o maior número de participantes da história. Ao todo, 24 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo estarão na disputa.
Formato da Copa Verde 2026
Nesta edição, os clubes foram organizados em dois blocos regionais: Copa Norte e Copa Centro-Oeste, com 12 equipes em cada. O campeão de cada bloco garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
A competição contará com 70 partidas em dez datas, com início marcado para o dia 25 de março e término previsto para 7 de junho, em período exclusivo para a realização do torneio.
Cada clube fará pelo menos seis jogos, enquanto os finalistas poderão disputar até dez partidas.
Sistema de disputa
Na primeira fase, os 24 participantes foram divididos em quatro grupos com seis equipes, sendo dois grupos da Copa Norte e dois da Copa Centro-Oeste.
A Copa Verde 2026 será disputada em quatro fases até a definição dos campeões regionais.
Clubes participantes
Confira as equipes confirmadas na Copa Verde 2026:
Copa Norte
Independência-AC - Trem-AP - Amazonas-AM - Remo-PA - Porto Velho-RO - Grêmio Atlético Sampaio-RR - Anápolis-GO - Cuiabá-MT - Paysandu-PA - Nacional-AM - Galvez-AC - Monte Roraima-RR - Guaporé-RO - Águia de Marabá-PA

Copa Centro-Oeste
Gama-DF - Rio Branco-ES - Vila Nova-GO - Primavera-MT - Operário-MS - Capital-DF - Porto Vitória-ES - Atlético-GO - Tocantinópolis-TO - Araguaína-TO
Competição ganha importância no calendário
Além da ampliação no número de clubes, a Copa Verde segue como uma importante porta de acesso ao cenário nacional, já que os campeões garantem presença direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
