Competição terá 126 equipes, nove fases e final em jogo único pela primeira vez
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
A valorosa taça da Copa Brasil: cobiçada pelas 126 equipes
A Copa do Brasil 2026 tem início na noite desta terça-feira (17) e marca o começo de uma edição histórica da competição mais democrática do futebol nacional. Em sua 38ª edição, o torneio organizado pela CBF contará, pela primeira vez, com 126 clubes, número recorde desde a criação do campeonato, em 1989.
A ampliação faz parte de uma série de reformulações no calendário do futebol brasileiro. Com o novo formato, o número de partidas subiu de 122 para 155, enquanto as vagas destinadas às Federações Estaduais aumentaram de 80 para 102. Além disso, a competição passa a ter nove fases.
Jogo de abertura e formato das primeiras fases
A primeira partida da Copa do Brasil 2026 será disputada às 20h (de Brasília), no estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ), entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, com transmissão do SporTV e do Premiere.
Nesta fase inicial, 28 equipes entram em campo. Na segunda fase, participam 74 clubes, enquanto outras quatro equipes entram na terceira. Os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro passam a disputar o torneio a partir da quinta fase.
Da primeira à quarta fase, os confrontos serão eliminatórios em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate. A partir da quinta fase até a semifinal, os duelos serão realizados em partidas de ida e volta.
Final única e vaga na Libertadores
A grande novidade da edição de 2026 é a final em jogo único, prevista para o dia 6 de dezembro. A mudança segue o modelo adotado por competições internacionais e busca ampliar o apelo esportivo, comercial e turístico do evento.
Outra alteração importante é a premiação esportiva: o vice-campeão garantirá vaga na fase preliminar da Copa Libertadores, enquanto o campeão segue com classificação direta para a fase de grupos.
Estreantes e crescimento histórico
Entre os 126 participantes, 17 clubes disputarão a competição pela primeira vez, como Penedense-AL, Porto-BA, Primavera-SP e Velo Clube-SP. Com isso, a Copa do Brasil alcança a marca de 415 clubes diferentes ao longo de sua história.
A CBF destaca que as mudanças têm como objetivo aumentar a representatividade nacional, ampliar oportunidades para clubes de todas as regiões e fortalecer o impacto econômico e esportivo do torneio.
Expansão continua em 2027
O crescimento da competição terá sequência. A partir de 2027, com a inclusão dos campeões da Copa Norte, Copa Centro-Oeste e Copa Sul-Sudeste, a Copa do Brasil passará a contar com 128 equipes, número quatro vezes maior que os 32 participantes da edição inaugural, em 1989.

