Foto: Reinaldo Campos / Santos FC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (11) os documentos técnicos do Campeonato Brasileiro Feminino A2 2026. Foram publicados o Regulamento Específico da Competição, a Tabela Básica e o Plano Geral de Ações da temporada.
A edição deste ano traz mudanças importantes no formato de disputa, ampliando o número de partidas e datas ao longo do calendário.
Novo formato amplia número de jogos
O Brasileirão Feminino A2 2026 passa a contar com 134 partidas, um aumento significativo em relação aos 70 jogos da edição anterior. O calendário também foi expandido, passando de 13 para 21 datas.
Diferentemente de 2025, quando as 16 equipes foram divididas em dois grupos com oito clubes cada, o novo modelo prevê fase única em turno único, com todos os participantes se enfrentando ao longo de 15 rodadas.
Ao final da primeira fase, os oito melhores colocados avançam ao mata-mata, que será disputado em quartas de final, semifinais e final, com jogos de ida e volta em todas as fases.
Datas e vagas em competições nacionais
A competição tem início previsto para 14 de março e encerramento em 19 de setembro.
Além da disputa pelo acesso e pelo título, todos os clubes participantes do Brasileirão Feminino A2 2026 terão vaga garantida na Copa do Brasil Feminina, fortalecendo o calendário nacional da modalidade.
Clubes participantes do Brasileirão Feminino A2 2026
As 16 equipes confirmadas para a edição são:
Instituto 3B-AM - Sport-PE - Minas Brasília-DF - Ação-MT - AD Taubaté-SP - Itacoatiara-AM - Vasco-RJ - Paysandu-PA - Rio Negro-RR - Atlético Piauiense-PI - Vila Nova-GO - Itabirito-MG - Doce Mel-BA - Pérolas Negras-RJ - UDA-AL - Ceará-CE

Competição ganha importância no cenário nacional
Com o novo formato e a ampliação do calendário, o Brasileirão Feminino A2 reforça seu papel no desenvolvimento do futebol feminino no país, oferecendo mais jogos, maior visibilidade e oportunidades competitivas para clubes de diferentes regiões do Brasil.
