Foto: Junior Souza / CBF

O troféu da Série B
Os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro de 2026 aprovaram, em Conselho Técnico realizado nesta quinta-feira (5), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a criação de um playoff para definição de duas vagas de acesso à Série A. Também ficou definido que a competição não será paralisada durante a Copa do Mundo, no meio do ano.
Pelo novo formato, os dois primeiros colocados da tabela garantirão acesso direto à Série A de 2027. As outras duas vagas serão decididas em mata-matas de ida e volta, com os confrontos entre 3º x 6º e 4º x 5º colocados.
A proposta do playoff foi feita por duas agremiações, CRB e Vila Nova, e foi aprovada por 17 clubes. Apenas Fortaleza, Náutico e Sport foram contrários.
Com a mudança, a campanha de um clube que disputar o acesso via playoff poderá chegar a 40 partidas na temporada. A alteração foi apresentada e aprovada durante a reunião, apesar de a CBF já ter divulgado o calendário de 2026 anteriormente, sem prever mudanças no formato da Série B.
Retorno do mata-mata após 20 anos
Será a primeira vez desde 2002 que o acesso à elite nacional será decidido em confrontos eliminatórios. Após aquele ano, a Série B adotou o quadrangular final (2003 a 2005) e, a partir de 2006, passou a ser disputada em pontos corridos.

A edição de 2026 contará com cinco clubes do Nordeste — Ceará, CRB, Fortaleza, Náutico e Sport — o que pode gerar clássicos regionais decisivos também na fase de playoff.
O modelo aprovado se assemelha ao da segunda divisão inglesa, onde os clubes do 3º ao 6º lugar disputam a última vaga de acesso em mata-mata, sistema adotado há décadas no futebol europeu.



0 comentários:
Postar um comentário