Morre Ary Paghetti, aos 78 anos, referência histórica do futebol goiano

Foto: arquivo

Ary Paghetti quando defendeu o Goiás

O futebol de Goiás perdeu na madrugada desta quinta-feira (29) um de seus personagens mais emblemáticos. Ary Paghetti morreu aos 78 anos, vítima de um infarto, em sua residência. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A família ainda define os detalhes sobre velório e sepultamento.

Dono de grande qualidade técnica e protagonista de partidas marcantes, Paghetti construiu uma trajetória que o colocou como ídolo tanto do Atlético-GO quanto do Goiás. Também entrou para a história ao ser titular da seleção goiana no jogo inaugural do Estádio Serra Dourada, em 1975.

Nascido em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1947, Ary Paghetti iniciou a carreira na Portuguesa de Desportos. Posteriormente, defendeu o Rio Branco, de Andradas-MG, onde teve atuações que chamaram a atenção do Atlético-GO. No Dragão, chegou no fim da década de 1960 e rapidamente se tornou peça importante do elenco.

Com a camisa rubro-negra, Paghetti foi campeão goiano em 1970 e, no ano seguinte, integrou o time vencedor do Torneio da Integração Nacional, sendo o artilheiro do Atlético-GO na competição, com quatro gols.

Em 1973, transferiu-se para o Goiás, a convite do técnico Paulo Gonçalves, para a disputa do Campeonato Brasileiro. O clube fazia sua estreia na competição nacional, e Paghetti teve papel decisivo em uma de suas partidas mais lembradas: a reação histórica contra o Santos, de Pelé, no Pacaembu, em fevereiro de 1974, quando marcou três gols e eternizou seu nome na história esmeraldina.


No Goiás, o ex-meia-atacante conquistou os títulos estaduais de 1975 e 1976, além de outros torneios da época. Em 9 de março de 1975, vestiu a camisa da seleção goiana na inauguração do Serra Dourada, na vitória por 2 a 1 sobre Portugal. Já em 1978, após sofrer com lesões, teve passagem pela Anapolina.

Reservado e avesso aos holofotes, Ary Paghetti preferiu o anonimato após deixar os gramados, embora tenha participado de alguns eventos esportivos nos últimos anos, especialmente ligados ao Atlético-GO. Sua morte encerra um capítulo importante do futebol goiano, marcado por talento, títulos e atuações que atravessaram gerações.

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp