Cearense 2026 começa nesta terça com novo formato e promessa de equilíbrio

Arte: FCF


A bola vai rolar no futebol cearense. O Campeonato Cearense 2026 começa nesta terça-feira (6), às 19h, com o confronto entre Maracanã e Ferroviário, no estádio Almir Dutra, em Maracanaú, abrindo oficialmente a primeira rodada do estadual.

As duas equipes chegam embaladas após boas campanhas na última temporada. Maracanã e Ferroviário foram semifinalistas em 2025, mas acabaram eliminados por Fortaleza e Ceará, respectivamente. Na decisão, o Vozão levou a melhor e levantou o troféu pela 46ª vez na história.

A rodada inaugural segue na quarta-feira (7) com mais dois jogos simultâneos, às 19h. No Presidente Vargas, o Tirol enfrenta o Floresta, enquanto Horizonte e Quixadá medem forças no estádio Domingão. O fechamento da primeira rodada acontece na quinta-feira (8), também às 19h, com o duelo entre Iguatu e Maranguape, no Morenão.

Novo formato de disputa - Em função das mudanças no calendário nacional promovidas pela CBF, o Campeonato Cearense passa a adotar um formato diferente em 2026. Na primeira fase, os dez clubes foram divididos em dois grupos com cinco equipes cada. Os confrontos acontecem dentro das próprias chaves, em turno único, com quatro partidas para cada time.

Ao fim dessa etapa, os três melhores colocados de cada grupo avançam à segunda fase. Já os dois últimos disputam o Quadrangular do Rebaixamento, em jogos apenas de ida, com os dois piores sendo rebaixados para a Série B estadual.

Na fase seguinte, os seis classificados serão reorganizados em dois novos grupos, C e D. Cada equipe enfrenta os times da outra chave, totalizando três partidas. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

Os terceiros colocados dos grupos C e D disputam o quinto lugar em jogo único, que vale uma vaga em competições nacionais na temporada 2027. As semifinais e a final serão disputadas em partidas de ida e volta, com mando do segundo jogo para quem tiver melhor desempenho na segunda fase. Já a decisão do terceiro lugar será em jogo único.


Mudanças também à beira do gramado - Além das alterações no regulamento, o Cearense 2026 também terá novidades nos bancos de reservas. Os dois principais candidatos ao título chegam com novos comandantes. O Fortaleza será dirigido por Thiago Carpini, enquanto o Ceará aposta em Mozart, campeão da Série B na última temporada.

Confira os treinadores das equipes participantes:

Fortaleza – Thiago Carpini
Ceará – Mozart
Ferroviário – Nuno Pereira
Horizonte – Adriano Albino
Maracanã – Júnior Cearense
Quixadá – Juranilson
Tirol – Reginaldo França
Floresta – Leston Júnior
Iguatu – Washington Luiz
Maranguape – João Neto
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Aceisp

Total de visualizações